Possuir uma offshore significa ter maior eficiência e reduzir riscos em mercados emergentes e voláteis como o que observamos de perto hoje. Um dos principais objetivos da diversificação geográfica é ter acesso a outros mercados e ativos, além da estruturação de veículos para proteção e diversificação do patrimônio.
Ao falar das offshores, sempre surgem algumas questões acerca das permissões e legalidade do processo. É importante ressaltar que possuir uma conta fora do Brasil, independentemente do veículo, é totalmente legal e deve constar no Imposto de Renda de cada indivíduo. Além disso, qualquer patrimônio maior que US$1 milhão é obrigado a ser declarado na DCBE (Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior).
O que torna as offshores tão atraentes aos olhos do investidor vai além das fronteiras e chega aos chamados “paraísos fiscais”, regiões as quais oferecem benefícios fiscais e onde a tributação é reduzida, ou até inexistente. Mas não se prenda somente a essa questão, continue lendo para entender todos os benefícios e não cair na subutilização da permissão de exposição internacional.
Como encontrar os benefícios além das fronteiras
O Home Bias, que é o viés local, retrata a falta de diversificação geográfica dos investidores e a concentração em ativos que são mais representativos, ou seja, marcas e empresas que vemos todos os dias. Segundo a B3, empresa listada e responsável pela Bolsa de Valores Brasileira, as empresas com maior número de investidores pessoa física no país são, respectivamente: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Magazine Luiza, Oi, Petrobrás e Via Varejo (Casas Bahia). Em síntese, as empresas com maior publicidade entre a população.

10 empresas brasileiras com mais PF em sua base acionária (Fonte: B3/dados de setembro de 2021)

Home Bias – sobrealocação dos fundos de pensão no mercado de ações local em relação ao peso do mercado nacional no índice de ações globais (Fonte: Mercer)
Além disso, é importante ressaltar relevância do mercado de capitais brasileiro em relação ao mundo. Em 2018, o mercado de ações do Brasil representava 1,34% em relação ao mundo. Há muito a ser explorado.

All stocks capitalization arround the world (Fonte: Howmuch)
Uma estratégia para sua offshore
Para ter uma conta offshore existem diferentes veículos que tornarão possível sua estratégia de investimentos. Há três principais veículos de offshores: investimento na própria pessoa física, o mais simples; a PIC (Private Investment Company), o mais comum; e o mais completo e complexo, a trust.
Cada um deles se adequa a diferentes estratégias, para entender qual a melhor opção para seu perfil e objetivos é importante contar com um profissional especializado em diversificação geográfica.
A conta offshore proporciona acesso a ativos do mundo inteiro, são mais de 60 mercados de ações diferentes, as principais e mais antigas gestoras do mundo, além da sofisticação de ativos como Hedge Funds, Private Equity, Venture Capital e Pre-IPOs.
Hedge Funds, Private Equity, Venture Capital e Pre-IPOs
Os Hedge Funds são ativos importantes na diversificação patrimonial das famílias. Eles trazem a sofisticação da alavancagem, retorno absoluto, acesso somente de investidores qualificados (Accredited Investors), baixa transparência nas alocações e flexibilidade de operação em qualquer tipo de ativo mundial.
Os fundos de Private Equity e Venture Capital objetivam um investimento de horizonte mais longo, por volta de 10 anos, e investem em companhias de capital fechado, que são de difícil ou até inacessíveis a investidores comuns. Grandes empresas já foram de capital fechado e investidas por estes fundos, como Booking, AirBnB, Facebook e Amazon.
Falando dos Pre-IPO, essas são soluções de investimentos que têm como intuito investir em empresas que visam abrir capital, mas que precisam fazer uma rodada de captação anterior a abertura.
E então, esse tipo de movimento faz sentido para seus objetivos futuros? Pensando no mercado internacional, a Lifetime é especializada na assessoria e gestão patrimonial para indivíduos, famílias e empresas.
Com o intuito de trazer soluções que geram valor ao cliente, contamos com a equipe de Portfolio Solutions do BTG Pactual, responsável pela inteligência de mercado e inteligência de alocação, promovendo suporte para trazermos maior eficácia de alocação de investimentos aos nossos clientes.
Estamos dispostos a encontrar a solução que melhor se adequa ao seu momento de vida para gerar valor à sua vida.
Este material foi preparado pela Lifetime e tem como objetivo único fornecer informações, ele não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações nele contidas baseiam-se nas melhores informações disponíveis, recolhidas a partir de fontes oficiais ou críveis. Este material é para uso exclusivo de seus receptores e seu conteúdo não pode ser reproduzido, redistribuído, publicado ou copiado de qualquer forma, integral ou parcialmente, sem expressa autorização. A Lifetime não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados desse material. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.
Compartilhe a matéria nas redes sociais:
Está com dúvidas? Entre em contato com os nossos especialistas.
POSTS RELACIONADOS

Análise de Mercado | Comentário Semanal – 27/06/2022
Confira as principais movimentações desta semana – Copom, Fed, Inflação



Análise de Mercado | Comentário Semanal – 20/06/2022
Confira as principais movimentações desta semana – Copom, Fed, Inflação



Análise de Mercado | Comentário Semanal – 13/06/2022
Confira as principais movimentações desta semana – Copom, Fed, Inflação
Comentários