Análise de Mercado | Comentário Semanal – 14/03/2022
Confira as principais movimentações
07 a 11 de março
O Ibovespa fechou a semana em queda de 1,72%, acumulando perdas de 2,41% na semana. Em Nova York, o S&P 500 recuou 2,9% na semana e o Nasdaq, 2,18%.
Os impactos do conflito Rússia e Ucrânia escalam a cada dia, mas com sinais de pedidos de acordo e busca por resoluções diplomáticas.
Crise Geopolítica
Até então, podemos separar o conflito no leste europeu em três momentos:
1) A expectativa era de um problema mais local, com a Rússia dominando duas repúblicas nas quais a maioria já se considera a nacionalidade russa. Nós entendemos que essa possibilidade, de algum modo, ainda está viva, como uma espécie de um corredor de escoamento até o Mar Negro.
2) Ministros comentam que a expansão das ações militares Russas para países membros da OTAN poderia levar a um confronto entre os países aliados. A partir daí, Putin coloca arsenais nucleares em alerta máximo. Nas primeiras horas de sexta-feira (04), a Rússia bombardeou a usina nuclear Zaporizhzhia, na Ucrânia – alerta para o mundo e aumento expressivo nas sanções. A Ucrânia resiste fortemente e pede para entrar na UE. Enquanto isso, Rússia sofre com sanções crescentes, cada vez mais isolada, assim começam as manifestações – ainda pequenas.
3) Negociação em andamento:
– Rússia pede: rendição; neutralidade com relação à OTAN, UE ou outro bloco; reconhecimento da Crimeia como território russo; reconhecimentos das repúblicas Donetsk e Lugansk.
– Por parte da Ucrânia: está pronta para buscar solução diplomática e aceita negociar neutralidade na OTAN.
Ministros de ambos os países avançam lentamente nos termos e Putin anuncia um diálogo com Kiev. Porém, as novas sanções e o alerta de armas químicas continuam a aumentar preços a nível global.
Enquanto se desenrola a situação do conflito bélico, EUA negocia exportações com Venezuela e Iran.
Brasil
Mesmo sem entrar na conta a disparada das commodities e o reajuste dos combustíveis, o IPCA-15 foi comunicado acima do previsto e as projeções consideram o patamar de 7% em visões mais pessimistas. Se antes havia a esperança de uma estabilização, agora o mercado precifica os juros a 13% (com viés de alta) por um período bem mais longo que o desejado.
Em ameaça de greve, os caminhoneiros se mobilizam para pedir medidas ao governo. Com o anúncio do reajuste do combustível, o transporte no país sustentado pelas rodovias é impactado diretamente e ocasiona na inviabilidade no frete.
A redução na oferta de fertilizantes ameaça diminuir a produtividade do setor agrícola, com impacto negativo sobre nosso crescimento. Apesar das sanções, a Rússia ainda mantem negócios com o Brasil, o que alivia no impulsionamento do agronegócio pela dependência dos fertilizantes. Planos existem para que essa sujeição seja minimizada, porém, nada breve – tudo aponta para medidas a longo prazo.
[us_btn text=”Entre em Contato com a Lifetime” link=”url:https%3A%2F%2Flftm.com.br%2Fcontato|||” align=”center”]
Este material foi preparado pela Lifetime Asset e tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas, ele não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações nele contidas baseiam-se nas melhores informações disponíveis, recolhidas a partir de fontes oficiais ou críveis. Este material é para uso exclusivo de seus receptores e seu conteúdo não pode ser reproduzido, redistribuído, publicado ou copiado de qualquer forma, integral ou parcialmente, sem expressa autorização Lifetime Asset. A Lifetime Asset não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados desse material. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.