Análise de Mercado | Comentário Semanal – 18/10/2022
Confira as principais movimentações
10 a 14 de outubro
Reino Unido
O Banco da Inglaterra – BoE, o banco central britânico – chegou a informar aos legisladores da ilha que vários fundos de pensão estavam a poucas horas de entrar em colapso e criar uma crise financeira mais ampla, o que levou a autoridade monetária a tomar a decisão de intervir neste mercado.
Os fundos de pensão ou invés de carregarem os bonds, estavam com produtos que chamam margem, dessa forma, além das obrigações de curto prazo, eles também tiveram a chamada de margem bem crescente que forçou a saída a qualquer preço, ou seja, se o banco central não intervisse teríamos um colapso muito maior.
Neste momento, vamos acompanhar as próximas movimentações, pois o programa de recompra se encerrou na última sexta-feira (14).
Europa
Lagarde comenta sobre “cooperação entre políticas monetárias e fiscal”, no último comentário falamos aqui sobre sincronia do Fed. Porém, segundo ela, temos visto bons e maus exemplos, como desaceleração na China, afetada pela política de covid zero e o plano de governo do Reino Unido, por ser mal recebido. Ou seja, além da Europa enfrentar os problemas dela, tem os países vizinhos que estão colapsando.
Japão
Ainda com juros negativos, perdendo poder de compra, a inflação alta e moeda desvalorizando, o presidente do Banco do Japão (BoJ), reforça a sua política monetária expansionista.
EUA: Inflação – CPI
No mês passado, já trouxemos um CPI acima da expectativa e o chamamos de divisor de águas, pois surpreendeu, para cima, e fez com que diversas casas revisassem, também para cima, a trajetória dos juros.
Neste mês, mais uma vez, o CPI surpreendeu para cima e, também é fortalecido por um núcleo alto.
EUA vs Brasil (Inflação)
A inflação dos EUA neste ano, está por volta de 5,95% e no Brasil, com o final do ciclo de alta dos juros e o teto do ICMS, a inflação arrefece para 4,09%.
Entendemos que um ciclo de contração monetária, em um país emergente, começa a fazer efeito por volta de 6 a 8 meses e tem o seu final por volta de 1,2 a 1,6 anos, pois temos muitos empréstimos e financiamentos, por isso o motivo da demora. Já em um país desenvolvido o processo é menor, devido o efeito ser imediato.
EUA SP500
O CPI saiu mais forte, fazendo o mercado cair, porém recuperou muito rápido, oscilação (intraday) em torno de aproximadamente 5%.
Na Ata, o Fed fez uma sinalização formal com o eventual impacto da economia com o processo de alta dos juros. Temos o risco de subir demais os juros e colocar a economia em uma recessão muito forte.
China
Na China, tivemos PMI e PPI mais fracos e CPI avançando. Em breve, temos o início do congresso do partido chinês, vamos acompanhar o desfecho.
Pequim e Xangai exigem teste para recém-chegados, sinais de que medidas contra o Covid-19 apertam novamente.
Os EUA atualizaram as regras de controles de exportação, incluindo determinados chips de computação avançada e equipamentos de fabricação de semicondutores à sua lista (impactando negativamente à composição do MSCI China).
Para tentar amenizar, o Banco Popular da China (PBoC), retomou seu programa de crédito suplementar – o último foi em fevereiro de 2020. Esse programa teve início em 2014 e ajudou a reverter uma crise imobiliária na época.
O país vem passando por diversos ajustes: crise imobiliária, Covid-19, perda de financiamentos (juros altos), demanda em queda, entre outros.
Brasil: Inflação e Projeção
O IPCA de setembro caiu 0,29%, deflação menor do que a esperada pelo consenso de mercado -0,32%.
Para o mês de outubro, esperamos uma inflação de 0,33%, ou seja, inflação normalizando e podendo já ficar abaixo do teto da meta em 2023 (meta 3,25, teto 4,75%).
Falamos diversas vezes da “herança” inercial de uma inflação alta em torno 9% e 10%, ainda estamos com uma inflação acima do teto, porém o fator inercial neste momento é menor, que é um bom sinal.
(Referencias: Broadcast, Bloomberg e BTG Pactual)
Este material foi preparado pela Lifetime Asset e tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas, ele não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações nele contidas baseiam-se nas melhores informações disponíveis, recolhidas a partir de fontes oficiais ou críveis. Este material é para uso exclusivo de seus receptores e seu conteúdo não pode ser reproduzido, redistribuído, publicado ou copiado de qualquer forma, integral ou parcialmente, sem expressa autorização Lifetime Asset. A Lifetime Asset não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados desse material. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.