Análise de Mercado | Comentário Semanal – 24/10/2022
Confira as principais movimentações
17 a 21 de outubro
Reino Unido
Inflação
O Reino Unido vive uma grande crise devido ao aumento do custo de vida que desencadeou grande frustração entre seus cidadãos, dando origem a um número cada vez maior de greves e ao surgimento de iniciativas de boicote às contas de luz e gás. Vejam o CPI em 2 dígitos.
– Liz Truss foi eleita primeira-ministra do Reino Unido, tomando posse dia 06 de setembro.
– No dia 22 de setembro o BoE decidiu aumentar a taxa de juro em 50bps para 2,25% a.a.; Porém, a decisão não foi unânime: 5 votaram em subir 50 bps; 3 75 bps e 1 25 bps mostrando falta de alinhamento. No discurso foi comentado que BoE responderá com força em caso de persistências inflacionárias.
Moeda
Mesmo com a subida dos juros a moeda caiu forte. Um aumento de juros significa uma contração monetária. Porém, com o intuito de atender a população, o governo também apresentou corte de impostos (na tentativa de baratear o custo da energia e do gás), mas essa conduta acaba diminuindo a receita do governo, gerando dúvidas sobre quem irá financiar essa medida.
A equipe econômica propôs emitir Bonds (Gilts), essa proposta caiu muito mal, pois estão propondo uma medida que reduz a inflação (subir juros) e outra que emite dívida pública que causa inflação. Ou seja, estão resolvendo um problema de curto prazo, que é o custo mais alto de energia, porém, prorrogando uma inflação alta por mais tempo, jogando a credibilidade fiscal fora.
Economia
O plano era acelerar o crescimento econômico do Reino Unido com cortes generalizados de impostos (energia) e com subsídios. Porém, tudo isso gerava um custo de 150 bi de libras e para financiar esse plano, o governo propôs a emissão de dívida pública.
O mercado entrou em pânico e vários fundos de pensão estavam a poucas horas de entrar em colapso e criar uma crise financeira mais ampla, o que levou a autoridade monetária a tomar a decisão de intervir neste mercado. Os fundos de pensão ao invés de carregarem os bonds, estavam com produtos que chamam margem, por isso, além das obrigações de curto prazo, eles também tiveram a chamada de margem bem crescente que forçou a saída a qualquer preço, ou seja, se o banco central não intervisse teríamos um colapso muito maior.
Importante: esse episódio do reino unido mostra também que eventuais correções de rota são sempre custosas do ponto de vista de capital político e demandam ajustes fiscais mais severos do que seriam necessários originalmente.
Também não podemos deixar de mencionar: os fundos de pensão que são projetados para gerenciar a renda de aposentados durante décadas e administrar o seu futuro de forma calma e gradual, estão atravessando dias turbulentos no Reino Unido com seus gestores tendo que tomar decisões drásticas e rápidas.
Vendo isso, o Investidor vai para uma moeda forte “Dólar” e esse cenário acaba impactando também na desvalorização de outras moedas, ou seja, a preocupação fiscal em um país desenvolvido, mexeu com a aversão ao risco global.
Juros 30 anos
Liz Truss pediu demissão e todo o seu pacote audacioso foi tirado de pauta. Olhando o gráfico acima, a taxa de 30 anos, neste momento, já mostra uma melhora, ou seja, voltamos ao patamar anterior.
Vamos acompanhar quem será o novo primeiro-ministro e se esse problema dos fundos de pensão ficou apenas no Reino Unido.
(Referencias: Broadcast, Bloomberg e BTG Pactual)
Este material foi preparado pela Lifetime Asset e tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas, ele não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações nele contidas baseiam-se nas melhores informações disponíveis, recolhidas a partir de fontes oficiais ou críveis. Este material é para uso exclusivo de seus receptores e seu conteúdo não pode ser reproduzido, redistribuído, publicado ou copiado de qualquer forma, integral ou parcialmente, sem expressa autorização Lifetime Asset. A Lifetime Asset não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados desse material. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.