EUA: varejo desacelera e produção industrial cai 0,5% na semana anterior ao FOMC
Foram divulgados nesta terça-feira (18) dois importantes indicadores econômicos dos Estados Unidos: as vendas no varejo e a produção industrial referentes ao mês de junho.
Vendas no Varejo
As vendas no varejo apresentaram crescimento de 0,2% com relação a maio, resultado abaixo do consenso, que previa uma alta de 0,5% no período. Com relação a junho de 2022, o volume de vendas cresceu 1,5%. Já os dados de maio foram revisados de um crescimento de 0,3% para 0,5%, o que significa que o ritmo de crescimento desacelerou.
Produção Industrial
Já a produção industrial recuou 0,5% em junho ante maio, muito abaixo do consenso do mercado, que previa estabilidade no período. O destaque foi a queda de 2,7% na produção de bens de consumo duráveis no período. Além disso, o Federal Reserve (Fed) informou que a taxa de utilização da capacidade instalada recuou de 79,6% em maio para 78,9% em junho.
Próxima reunião do FOMC
O FOMC, órgão norte-americano responsável por tomar as decisões de política monetária, se reunirá na próxima quarta-feira (26) para decidir a nova taxa básica de juros dos EUA. A maior parte do mercado acredita que será anunciada mais um aumento de 0,50 ponto percentual, elevando a taxa para o patamar entre 5,50% e 5,75% ao ano.
A grande dúvida, contudo, é se esse será o último aumento do atual ciclo de alta, ou se as autoridades monetárias optarão por mais uma elevação da mesma magnitude até o final do ano. Caso os indicadores de atividade e os índices de preços continuem vindo abaixo do esperado, como foi em junho, é possível que o ciclo seja encerrado com apenas mais uma alta dos juros.