Confira as principais movimentações desta semana | 04/06/2021
Assim como no exterior, a semana foi marcada por feriado, mas com importantes drivers econômicos. O PIB brasileiro cresceu 1% na comparação anual e gerou uma onda positiva para a retomada da economia brasileira. O resultado do PIB e a valorização das commodities contribuíram para que o índice Ibovespa batesse recordes seguidos e o dólar renovasse a mínima em 2021. Destaque também para os dados do Payroll nos EUA.
Variação dos Principais Preços de Mercado:
Principais acontecimentos da semana:
A semana foi marcada pela divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, do 1° trimestre de 2021. O PIB brasileiro cresceu 1% na comparação com o 1° trimestre do ano passado (a/a) e veio acima das expectativas do mercado, cuja estimativa era de 0,50% a/a. Na abertura do dado, o componente Investimento Bruto surpreendeu positivamente, com crescimento de 17% a/a. Apesar do recuo de 1,7% a/a no Consumo das Famílias, o mercado reagiu positivamente à retomada da economia brasileira.
Dado a surpresa na atividade econômica, na semana o Ibovespa valorizou 4%, com Financials e Oil & Gas carregando o índice. O real valorizou contra o dólar aproximadamente 3,20% no mesmo período, e a curva de juros futuros (contratos de DI) desinclinou, com o DI janeiro 22 subindo 8 pontos e o DI janeiro 27 caindo 26. Uma das interpretações para tal movimento na curva é de que uma atividade econômica mais proeminente puxe a inflação no curto prazo, mas uma arrecadação mais forte melhore o risco fiscal embutido na curva longa.
Na sexta-feira, o Payroll (dados do mercado de trabalho nos EUA) de maio teve leitura um pouco abaixo do esperado pelo mercado, com criação de 559 mil postos de trabalho, versus expectativas de 675 mil. Os dados mostram queda na taxa de desemprego, juntamente a uma queda marginal na taxa de participação (medida da parte ativa de toda a força de trabalho no país). Não houve uma forte reação por parte do mercado aos dados, mesmo com um forte avanço nos salários. Globalmente, PMIs de China, EUA e Europa, vieram em linha com o território de expansão de atividade continuada e levemente acima das expectativas.
Este material foi preparado pela Lifetime Asset e tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas, ele não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações nele contidas baseiam-se nas melhores informações disponíveis, recolhidas a partir de fontes oficiais ou críveis. Este material é para uso exclusivo de seus receptores e seu conteúdo não pode ser reproduzido, redistribuído, publicado ou copiado de qualquer forma, integral ou parcialmente, sem expressa autorização Lifetime Asset. A Lifetime Asset não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados desse material. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.