Confira as principais movimentações desta semana | 07/05/2021
No cenário externo, destaque para os dados do payroll nos EUA que vieram muito abaixo das expectativas do mercado. Os economistas previam a criação de 978 mil empregos, contra o resultado de 266 mil. Já no Brasil, destaque para CPI da Covid, com depoimentos dos ex-ministros da Saúde e o atual titular da pasta, Marcelo Queiroga.
Variação dos Principais Preços de Mercado:
Principais acontecimentos da semana:
CPI da Covid: Até agora foram ouvidos pela comissão os dois ex-ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, e o atual titular da pasta, Marcelo Queiroga. Enquanto Mandetta realçou que o presidente contrariou medidas baseadas na ciência para o enfretamento à pandemia, Teich apontou que deixou o cargo por falta de autonomia. Por outro lado, Queiroga se esquivou de responder as perguntas sobre a atuação de Bolsonaro na crise sanitária. O depoimento do ex-ministro Eduardo Pazuello, que também estava previsto para esta semana, foi remarcado para 19 de maio. A Secretária-Geral do Exército confirmou que Pazuello teve contato com pacientes contaminados pelo Covid-19 e por isso, não poderia comparecer.
Vacinação: A vacinação continua em ritmo lento no Brasil e a aplicação da segunda dose da Coronavac continua suspensa em algumas regiões por falta delas. Até o momento, cerca de 34,3 milhões (16,2% da população) de pessoas receberam ao menos a primeira dose e 17,3 milhões de pessoas (8,2% da população) receberam a segunda.
Juros Brasil: A curva de juros apresentou viés de alta na semana. O principal evento foi a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que elevou a taxa Selic de 2,75% para 3,75%. O Banco Central sinalizou também mais uma alta de 0,75% na próxima reunião, mas enfatizou que isto dependerá da evolução do cenário. Destaque também para o resultado das vendas do varejo e a aceleração do IGP-DI de abril acima das expectativas. Na semana, o vértice do janeiro 22 acumulou alta de 19 pontos e o janeiro 30 alta de 16 pontos.
Este material foi preparado pela Lifetime Asset e tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas, ele não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações nele contidas baseiam-se nas melhores informações disponíveis, recolhidas a partir de fontes oficiais ou críveis. Este material é para uso exclusivo de seus receptores e seu conteúdo não pode ser reproduzido, redistribuído, publicado ou copiado de qualquer forma, integral ou parcialmente, sem expressa autorização Lifetime Asset. A Lifetime Asset não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados desse material. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.