Confira as principais movimentações desta semana | 16/07/2021
A semana foi marcada pela divulgação de indicadores importantes no exterior, com destaque para o Índice de Preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) e o Produto Interno Bruto (PIB) da China. Já no cenário interno, a tensão política vista nas últimas semanas diminuiu com a aproximação do recesso do Congresso e a internação de Bolsonaro. Dessa forma, as atenções ficaram por conta da aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO) para 2022, os desdobramentos da Reforma Tributária e divulgação do IBC-Br.
Variação dos Principais Preços de Mercado:
Principais acontecimentos da semana:
CPI dos EUA e PIB China: (i) No cenário externo, destaque para o Índice de Preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA que veio acima do esperado, com o núcleo do índice subindo 0,9% no mês de junho, contra expectativa de mercado de 0,4%. O impulso inflacionário ainda se concentra bastante nos itens transitórios, seja por motivos oriundos da abertura econômica ou de gargalos de oferta. De qualquer forma, a parte mais estável do índice também continuou elevada e o mercado acendeu mais uma vez o alerta para a antecipação do tapering, indicando que o programa de redução de compra de ativos do Federal Reserve possa começar ainda no fim desse ano. (ii) No que se refere ao Produto Interno Bruto (PIB) da China, a economia chinesa avançou 7,9% no segundo trimestre, quando comparada ao mesmo período do ano anterior. O resultado veio abaixo das expectativas, de 8,1%, e se deve a algumas condicionantes, como a desaceleração da atividade industrial e o aumento dos custos das matérias-primas.
LDO, Reforma Tributária e IBC-Br: Já no Brasil, os desdobramentos do campo político que vinham movimentado o mercado devem diminuir nos próximos dias, tendo em vista o recesso do Congresso Nacional (18 a 31 de julho) e a internação de Bolsonaro. (iii) Interessante mencionar que o Congresso aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO) para 2022 nesta quinta-feira (15) e, como o próprio nome já diz, a LDO determina quais são as metas e prioridades da União, como o direcionamento de gastos, previsão de arrecadação e medidas econômicas para o ano seguinte.
(iv) O relator da reforma, o deputado federal Celso Sabino, entregou aos líderes da Câmera um parecer preliminar da segunda fase da reforma tributária. O texto apresentou algumas mudanças importantes, como a retirada da cobrança de 15% dos rendimentos dos fundos imobiliários e a redução na alíquota do imposto de renda para a pessoa jurídica. Apesar disso, ainda há muito o que se discutir, a julgar por outros pontos de resistência que até o momento não foram abordados. (v) Na agenda de indicadores, destaque para o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado como uma prévia para o Produto Interno Bruto (PIB), que apresentou queda de 0,43% em relação a abril, enquanto o consenso de mercado era de avanço de 1%.
Este material foi preparado pela Lifetime Asset e tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas, ele não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações nele contidas baseiam-se nas melhores informações disponíveis, recolhidas a partir de fontes oficiais ou críveis. Este material é para uso exclusivo de seus receptores e seu conteúdo não pode ser reproduzido, redistribuído, publicado ou copiado de qualquer forma, integral ou parcialmente, sem expressa autorização Lifetime Asset. A Lifetime Asset não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados desse material. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.