Confira as principais movimentações desta semana | 23/04/2021
Mesmo com o feriado, a semana foi marcada por eventos importantes, como o desenrolar do Orçamento de 2021, o adiamento da CPI da Pandemia e a decisão do STF sobre a parcialidade de Moro no processo de Lula. Destaque também para a forte desvalorização das criptomoedas diante do anúncio de Joe Biden sobre o aumento da tributação de ganhos de capital dos mais ricos.
Variação dos Principais Preços de Mercado:
Principais acontecimentos da semana:
Cúpula do Clima: Com o compromisso de encorajar outros países a adotarem metas climáticas mais ambiciosas e recolocar os Estados Unidos na liderança climática global, o atual presidente dos EUA, Joe Biden, convocou uma cúpula do clima virtual com 40 líderes mundiais com duração de dois dias. Apesar do discurso de Jair Bolsonaro, nessa quinta-feira, ter sido visto como “positivo” pelo mercado, há um grande ceticismo sobre a capacidade e disposição do governo de colocá-lo em prática.
Orçamento 2021: Na noite de ontem, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei Orçamentária de 2021, com veto parcial de R$ 19,8 bilhões em emendas parlamentares e um bloqueio adicional de R$ 9 bilhões em despesas não obrigatórias. A viabilidade deste último, apenas foi considerada devido a uma mudança realizada pelos parlamentares na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Em suma, a alteração na LDO, permite que despesas não obrigatórias bloqueadas por meio de decreto presidencial (e não por lei) sejam remanejadas para custear gastos obrigatórios.
Vacinação: Felizmente o Brasil volta a apresentar sinais de estabilidade nas curvas de óbitos e casos por Covid-19. Com o número de internações em queda e o progresso continuado da vacinação, alguns municípios começam a reduzir medidas de isolamento e retomar gradativamente a atividade econômica. Em contrapartida, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que a vacinação do grupo prioritário só será concluída em setembro, e não maio, como havia sido estabelecido por Eduardo Pazuello. Em 22 de abril, cerca de 27,9 milhões de pessoas receberam ao menos a primeira dose (13,2% da população).
Juros: Após a solução em torno do impasse do Orçamento e a correção do mercado pós-feriado, os juros futuros voltaram a recuar diante da alta vista na última terça-feira. Na semana o vértice janeiro 22 e 30 permanecem praticamente inalterados.
Este material foi preparado pela Lifetime Asset e tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas, ele não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações nele contidas baseiam-se nas melhores informações disponíveis, recolhidas a partir de fontes oficiais ou críveis. Este material é para uso exclusivo de seus receptores e seu conteúdo não pode ser reproduzido, redistribuído, publicado ou copiado de qualquer forma, integral ou parcialmente, sem expressa autorização Lifetime Asset. A Lifetime Asset não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados desse material. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.