Confira as principais movimentações desta semana | 26/03/2021
A semana foi marcada pelo “sinal amarelo” do presidente da Câmara, Arthur Lira, em advertência ao Palácio do Planalto. Lira cobrou que o poder executivo tome medidas mais efetivas ao combate da pandemia. Destaque também para a criação da Butanvac, uma vacina 100% nacional desenvolvida pelo Instituto Butatan.
Variação dos Principais Preços de Mercado:
Principais acontecimentos da semana:
Mercado Externo: A semana começou com aversão ao risco aos mercados emergentes, com a troca do presidente do Banco Central da Turquia. Na Zona do Euro, intensificam as preocupações sobre a retomada da economia com a Alemanha e a França estendendo ou aplicando novas medidas de distanciamento social. Destaque para a alta das commodities, em especial o petróleo, devido a interdição do canal do Suez e temores sobre a redução da demanda por parte da Europa.
Vacinação: Nesta sexta-feira, o Instituto Butatan anunciou que está desenvolvendo uma vacina 100% nacional, a Butanvac, uma nova candidata contra a Covid-19. A notícia vem em ótimo momento, visto que o país continua batendo recorde diários de novos casos e mortes. Felizmente, o número de doses administradas ontem é mais que o dobro da média móvel da semana passada, 768 mil contra 353 mil (MM7D). Em 25 de março, cerca de 18,6 milhões de pessoas receberam ao menos a primeira dose (6,7% da população).
Juros Brasil: Os juros futuros subiram em todos os vértices essa semana, sobretudo os mais longos, em meio ao agravamento da crise sanitária e o risco político no país. Somado a isto, os mercados começam a precificar uma alta na Selic em maio, maior que 0,75 pontos percentuais, como sinalizado na ata do Copom. Na semana o vértice do janeiro 22, acumulou alta de 8 pontos e o janeiro 30, alta de 48 pontos.
Este material foi preparado pela Lifetime Asset e tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas, ele não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações nele contidas baseiam-se nas melhores informações disponíveis, recolhidas a partir de fontes oficiais ou críveis. Este material é para uso exclusivo de seus receptores e seu conteúdo não pode ser reproduzido, redistribuído, publicado ou copiado de qualquer forma, integral ou parcialmente, sem expressa autorização Lifetime Asset. A Lifetime Asset não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados desse material. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.