Confira as principais movimentações desta semana | 27/08/2021
A semana iniciou já na expectativa do discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, no evento mundial de política monetária, que ocorreu hoje (27). Desde segunda-feira, o cenário interno seguiu acompanhando os impasses fiscais com relação ao teto de gastos.
Somente após o discurso de Powell, o Ibovespa apesentou sinais de recuperação, enquanto no cenário externo houve máximas históricas do S&P e Nasdaq.
Principais acontecimentos da semana:
Autonomia do BC
O Supremo Tribunal Federal validou na última quinta-feira (26) o texto que prevê mais autonomia para o Banco Central. A principal mudança é com relação ao mandato fixo de quatro anos, tanto para o presidente quanto para os diretores. Para a indicação da Presidência do BC, o texto prevê que só poderá ocorrer no terceiro ano de mandato do chefe de Estado. Dessa forma, a troca do cargo por motivos políticos passam a ser evitadas. A lei prevê também que a indicação deve ser aprovada pelo senado e só poderá ser feita seguindo critérios que comprovem capacidade para os cargos ocupados. A medida é bem vista pelo mercado, dado que minimiza interferências políticas na condução monetária.
Teto de gastos
O governo vem tentando sinalizar que não haverá o descumprimento ao teto de gastos. No discurso do Artur Lira, presidente da Câmara, uma das soluções apresentadas para os precatórios foi a desvinculação do teto apenas do excesso, ou seja, os gastos que estavam fora do que já havia sido orçado.
Jackson Hole
Nesta quinta-feira (26), teve início o evento mundial sobre a política monetária. O momento mais aguardado pelo mercado aconteceu hoje com a fala do presidente do FED, Jerome Powell. Apesar de durante a semana serem divulgadas declarações de três diretores indicando uma direção mais contracionista, Powell mostrou um tom mais cauteloso em relação à condução da economia dos EUA ao pleno emprego. Ao notar essa priorização no discurso, o mercado levou os índices S&P e Nasdaq a novos recordes. Outro ponto que começa a entrar no radar das discussões é a dimensão e velocidade que acontecerá o tapering após seu início.
Este material foi preparado pela Lifetime Asset e tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas, ele não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações nele contidas baseiam-se nas melhores informações disponíveis, recolhidas a partir de fontes oficiais ou críveis. Este material é para uso exclusivo de seus receptores e seu conteúdo não pode ser reproduzido, redistribuído, publicado ou copiado de qualquer forma, integral ou parcialmente, sem expressa autorização Lifetime Asset. A Lifetime Asset não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados desse material. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.