CPI janeiro 2025 | Primeiras Impressões: Inflação ao consumidor americano supera expectativas e avança para 3,0% no acumulado em 12 meses

Por Marcela Kawauti – Economista-chefe da Lifetime Gestora de Recursos
Depois de registrar trajetória de desaceleração entre março e setembro, a inflação ao consumidor americano voltou a subir ao longo do quarto trimestre do ano passado. O dado de janeiro trouxe aceleração do CPI pelo quarto mês consecutivo, com alta de 3,0% no acumulado em 12 meses, acima dos 2,9% no fechamento de dezembro e das expectativas de mercado. A variação do núcleo que exclui energia e alimentação também avançou, passando de 3,2% para 3,3%. Por fim o custo para o grupo serviços, desacelerou de 4,4% para 4,2%, se mantendo acima do dobro da meta de 2,0%.
O FED tem como objetivo um duplo mandato, mirando levar a variação de preços para ao redor da meta, ao mesmo tempo que mantém a economia suficientemente aquecida. Dadas as expectativas de atividade em lenta desaceleração e ainda robusta em 2025, o FED deve focar seus esforços na estabilidade de preços. O repique da inflação e a interrupção da tendência de convergência à meta, indicam que há pouco espaço para flexibilização monetária em 2025. A parcimônia já indicada na reunião de janeiro e a indicação de pausa no ciclo devem se manter, portanto, nos próximos meses.
A Lifetime conta com soluções especializadas e equipe experiente, pronta para atuar na gestão do patrimônio de nossos clientes dentro e fora do Brasil. Além da diversificação via investimentos offshore, nosso conglomerado tem atendimento internacional completo e sob medida para atingir os objetivos dos nossos clientes.