CPI Agosto | Primeiras Impressões: Inflação ao consumidor americano desacelera a 2,5%, menor nível desde 2021
Por Marcela Kawauti, economista-chefe da Lifetime Asset
A variação de preços ao consumidor americano desacelerou em agosto pelo quinto mês consecutivo e chegou a 2,5% na comparação anual, abaixo dos 2,9% verificados em julho e no menor nível desde março de 2021. O resultado foi puxado principalmente pelo forte recuo de 1,0% para -4,0% nos custos de energia, com destaque para a deflação nos preços de gasolina (-10,3%).
Por outro lado, os núcleos que excluem preços de alimentação e de energia se mantiveram acima do índice cheio, em 3,2%, repetindo a variação do mês anterior. Os preços de serviços seguem em patamar elevado, mas recuaram de 4,9% para 4,8%.
A divulgação de hoje é de grande importância. O Banco Central americano tem o chamado “duplo mandato” que visa a inflação perto da meta de 2% e o desemprego próximo do equilíbrio (estimado em 4,5%). A evolução dos preços ao consumidor em direção à meta e a descompressão do mercado de trabalho colocam o desvio das variáveis muito próximas do desejado. Os números devem dar espaço para o FED iniciar a normalização de juros na próxima reunião que acontece em meados de setembro.
A Lifetime conta com soluções especializadas e equipe experiente, pronta para atuar na gestão do patrimônio de nossos clientes dentro e fora do Brasil. Além da diversificação via investimentos offshore, nosso conglomerado tem atendimento internacional completo e sob medida para atingir os objetivos dos nossos clientes.