IBC-Br novembro| Primeiras Impressões: IBC-Br trouxe nova surpresa positiva para a atividade econômica brasileira

Por Marcela Kawauti – Economista-chefe da Lifetime Asset Management
O IBC-Br, uma medida ampla que compila a evolução da atividade econômica brasileira mês a mês, avançou 0,10% em novembro de 2024 em relação a outubro, resultado que se mostrou ligeiramente acima das expectativas do mercado, que era de estabilidade (0,0%) para o mês. Na comparação com o mesmo mês de 2023 a alta foi de 4,1%, mostrando alguma desaceleração em relação aos 7,3% apresentados até o mês anterior.
Os números indicam que a economia brasileira segue ainda em ritmo mais forte que o antecipado. Caso o IBC-Br fique estável último trimestre de 2024 (num cálculo que os economistas chamam de carry over) o resultado do PIB no ano ficará próximo de 3,5%, uma evolução relevante especialmente quando consideramos a base forte dos anos anteriores (crescimento de 4,8% em 2021, 3,0% em 2022 e 2,9% em 2023).
Importante destacar, no entanto, que o forte crescimento tem exercido pressão relevante sobre a inflação de demanda, tornando o cenário prospectivo para a inflação bastante incerto. Esse cenário exige uma postura contracionista da autoridade monetária, em linha com as indicações dos comunicado da última reunião do Copom que indicou fortes altas (100 bps) nas duas primeiras reuniões do ano.
A Lifetime conta com soluções especializadas e equipe experiente, pronta para atuar na gestão do patrimônio de nossos clientes dentro e fora do Brasil. Além da diversificação via investimentos offshore, nosso conglomerado tem atendimento internacional completo e sob medida para atingir os objetivos dos nossos clientes.