Primeiras Impressões: Em nova rodada de desaceleração, inflação ao consumidor americano chegou a 2,5% em julho
Por Marcela Kawauti, economista-chefe da Lifetime Asset
Apesar da recente revisão para cima do PIB americano (2º trimestre) que mostrou demanda mais aquecida do que o antecipado, os dados de inflação ao consumidor trouxeram boas notícias com nova rodada de desaceleração em julho, com especial destaque para os núcleos.
Em que pese o avanço de 0,2% para 0,3% no dado mensal, o índice cheio ficou estável em 2,5% na comparação anual, abaixo das expectativas dos analistas que previam alta para 2,6%. A composição do indicador também é bem-vinda e referenda a convergência ao objetivo do FED (2%). Os preços de serviços desaceleraram de 3,8% para 3,7%, no menor nível desde o início de 2021. O núcleo que exclui os preços mais voláteis de energia e alimentação ficou estável em 2,6% pelo terceiro mês consecutivo no acumulado em 12 meses.
O resultado referenda a tendência de convergência do PCE em direção à meta e vem como notícia positiva. Em conjunto com as demais divulgações recentes o resultado reforça o cenário de inflação controlada acompanhada de crescimento da economia e dá conforto para que o Federal Reserve inicie o ciclo de normalização de juros na próxima reunião em meados de setembro.
A Lifetime conta com soluções e especialistas experientes prontos para fazer as adaptações necessárias para proteger o patrimônio de nossos clientes dentro e fora do Brasil. Além da diversificação via investimentos offshore, nosso conglomerado tem atendimento internacional completo e sob medida para atingir os objetivos dos nossos clientes.