Payroll dezembro 2024 | Primeiras Impressões: Dados do mercado de trabalho americano em dezembro mostraram força da atividade, mas com leve desaceleração na inflação de salários
Por Marcela Kawauti – Economista-chefe da Lifetime Asset Management
Os números referentes a dezembro mostraram que a economia americana segue bastante aquecida. No mês foram criadas 256 mil novas vagas de emprego, acima dos 165 mil esperados pelos analistas. O dado forte do mês, foi contrabalançado apenas em parte pela revisão do mês anterior de 227 mil para 212 mil. No ano, a média mensal de criação de vagas foi de 186 mil, abaixo dos 251 mil de 2023 e dos 377 mil de 2022. A taxa de desemprego ficou em 4,1%, se mantendo no patamar ao redor de 4,0% registrado desde maio deste ano. A evolução das variáveis referenda o cenário de aquecimento da economia americana, com lenta desaceleração.
O aquecimento do mercado de trabalho coloca pressão adicional sobre os preços ao consumidor. Os ganhos por hora na comparação com o mesmo mês do ano anterior cresceram 3,9%, uma bem-vinda desaceleração em relação aos 4,0% verificados em outubro e novembro, mas que ainda se encontra em patamar bastante elevado, especialmente quando comparado à meta de inflação de 2,0%. O dado indica que a pressão de demanda sobre a inflação deve seguir forte, com especial impacto sobre os custos de serviços.
Os sinais de força da atividade econômica vindos do payroll americano tornam o trabalho do FED mais difícil. Até em razão disso, observamos um movimento de elevação na taxa dos títulos soberanos norte-americanos nesta manhã, com o vencimento de 10 anos passando de 4,68% para 4,75% ao ano. Após o iniciar o ciclo de queda de juros em setembro com um corte expressivo de 50 pontos base e diminuir o ritmo para 25 bps nas reuniões de novembro e dezembro, a força da atividade economia e a renovação de pressões de salário sobre a inflação de demanda sugerem necessidade de cautela e parcimônia nas próximas decisões de política monetária. Vale destacar as indicações do Banco Central americano sugerem uma pausa no ciclo de normalização de juros já a partir da reunião de janeiro.
A Lifetime conta com soluções especializadas e equipe experiente, pronta para atuar na gestão do patrimônio de nossos clientes dentro e fora do Brasil. Além da diversificação via investimentos offshore, nosso conglomerado tem atendimento internacional completo e sob medida para atingir os objetivos dos nossos clientes.