Payroll | Primeiras Impressões: Dados de fevereiro mostraram força do mercado de trabalho americano, apesar das incertezas

Por Marcela Kawauti – Economista-chefe da Lifetime Gestora de Recursos
Os primeiros números de 2025 têm mostrado desaceleração da economia americana a partir de um patamar bastante elevado verificado em 2024. Em fevereiro, os números relacionados ao mercado de trabalho indicaram crescimento de vagas de trabalho abaixo do esperado. Foram abertas 151 mil novas posições, um pouco acima dos 125 mil do mês anterior (revisado para baixo de 143 mil), mas menor que os 160 mil esperados pelos analistas. A taxa de desemprego ficou em 4,1%, um pouco acima dos 4,0% de janeiro.
Os ganhos por hora na comparação com o mesmo mês do ano anterior cresceram 4,0%, ante 3,9% em janeiro e em patamar bastante elevado, especialmente quando comparado à meta de inflação de 2,0%. O dado indica que a pressão de demanda sobre os preços deve seguir forte, com especial impacto sobre os custos de serviços.
Os sinais mistos trazidos pelos dados do mercado de trabalho, com desaceleração da criação de vagas, contrabalançada por salários em alta corroboram a necessidade de postura vigilante do Federal Reserve. No entanto, as incertezas relacionadas à política externa do novo presidente americano podem trazer impacto negativo sobre a atividade, em especial ao longo dos primeiros meses do ano. As incertezas devem, portanto, tornar o trabalho da autoridade monetária ainda mais complexo.
——
A Lifetime conta com soluções especializadas e equipe experiente, pronta para atuar na gestão do patrimônio de nossos clientes dentro e fora do Brasil. Além da diversificação via investimentos offshore, nosso conglomerado tem atendimento internacional completo e sob medida para atingir os objetivos dos nossos clientes.