Inflação EUA | Primeiras Impressões: Inflação ao consumidor americano desacelera pelo terceiro mês e se aproxima da meta
Por Marcela Kawauti – Economista-chefe da Lifetime Asset Management
A inflação ao consumidor americano desacelerou pelo terceiro mês consecutivo, passando de 2,3% em agosto para 2,1% em setembro na comparação anual. O resultado é o menor desde o início de 2021.
O recuo foi puxado principalmente pelos preços de energia que passaram de uma queda de 5,0% para -8,1% no mesmo período. O núcleo que exclui os preços mais voláteis de energia e alimentação, por outro lado, segue em 2,7%, mesmo patamar registrado desde julho. Além disso, os preços de serviços registraram alta de 3,7%, em lenta desaceleração na comparação com o mês anterior (3,8%) e acima do índice principal.
O resultado referenda a trajetória de convergência do PCE em direção à meta e vem como notícia positiva. No entanto, os núcleos ainda demandam alguma cautela por parte da autoridade monetária. Somado aos números recentes de atividade e mercado de trabalho aquecido, este cenário deve fomentar novos cortes de juros nas próximas reuniões do FED, mas em ritmo mais moderado que o adotado em setembro.
——
A Lifetime conta com soluções e especialistas experientes prontos para fazer as adaptações necessárias para proteger o patrimônio de nossos clientes dentro e fora do Brasil. Além da diversificação via investimentos offshore, nosso conglomerado tem atendimento internacional completo e sob medida para atingir os objetivos dos nossos clientes.