PCE EUA | Primeiras Impressões: Inflação ao consumidor americano chegou a 2,2% em agosto e se aproxima da meta
Por Marcela Kawauti – Economista-chefe da Lifetime Asset Management
O primeiro dado de inflação ao consumidor após o início do ciclo de flexibilização de juros mostrou números bastante favoráveis. O PCE de agosto desacelerou de 2,5% em julho para 2,2% na comparação anual e chegou ao menor nível desde o início de 2021. O resultado veio inclusive abaixo dos 2,3% esperados pelo mercado.
O recuo no indicador cheio foi puxado principalmente pelos preços de energia que passaram de 0,4% para -5,0% no mesmo período. O núcleo que exclui os preços mais voláteis de energia e alimentação passou de 2,6% para 2,7% (dentro da expectativa de mercado) e os serviços se mantiveram em 3,7%, ambos os casos acima do índice principal.
O resultado referenda a trajetória de convergência do PCE em direção à meta e vem como notícia positiva. Em conjunto com as demais divulgações recentes o resultado reforça o cenário de inflação controlada acompanhada de crescimento da economia. Os núcleos, no entanto, ainda ensejam alguma cautela. O FED sinalizou que ainda haverá novos cortes dos FED funds em 2024, mas indicou que as próximas divulgações da evolução dos preços ao consumidor e de dados do mercado de trabalho serão determinantes para a definição do ritmo de queda.
A Lifetime conta com soluções e especialistas experientes prontos para fazer as adaptações necessárias para proteger o patrimônio de nossos clientes dentro e fora do Brasil. Além da diversificação via investimentos offshore, nosso conglomerado tem atendimento internacional completo e sob medida para atingir os objetivos dos nossos clientes.