Mercado de trabalho EUA | Primeiras Impressões: Surpresa nos dados do mercado de trabalho pesará sobre a decisão do FED na próxima semana
Por Marcela Kawauti – Economista-chefe da Lifetime Asset Management
Ao longo de 2024, os números do mercado de trabalho americano divergiram do esperado pelos analistas em vários momentos. Entre junho e agosto, os dados mostraram que o total de novas vagas de emprego foram menores que o previsto, o que acabou resultando em um maior conforto para que o Banco Central americano – o Federal Reserve – desse início à normalização da política monetária, ainda em setembro, com o corte de 50 pontos base dos FED Funds. Em seguida, a divulgação referente a setembro mostrou resultado quase duas vezes maior que o antecipado.
Em outubro, nova surpresa, e desta vez na direção contrária: foram criados apenas 12 mil postos de trabalho no mês, significantemente abaixo dos 100 mil esperados pelo mercado. A fraqueza do mercado de trabalho em outubro está atrelada, em parte, aos prejuízos causados pelos furacões Helene e Milton. Mas os números dos meses anteriores indicam que a desaceleração já estava em curso: os dados de agosto e setembro também foram revisados para baixo por conta de novas informações e recálculo dos fatores sazonais, somando 112 mil vagas a menos. Com esses resultados, a média mensal de criação de vagas em 2024 caiu de 200 mil para 170 mil.
Apesar da moderação mostrada na criação de novas vagas a taxa de desemprego segue baixa e se manteve em 4,1%. Além disso, o crescimento dos ganhos por hora acelerou de 3,9% para 4,0% e ainda deve ser um fator importante de pressão sobre a inflação de demanda. As surpresas na divulgação, a possibilidade de novas revisões quando os efeitos dos furacões se dissiparem e a aceleração no crescimento dos salários certamente dificultarão o trabalho do FED na decisão de política monetária na próxima semana. A necessidade de cautela e a atividade econômica ainda aquecida, no entanto, pesam a favor de uma decisão mais parcimoniosa com diminuição do ritmo de cortes de 50 para 25 bps.