BCE surpreende o mercado com alta de 0,25 ponto percentual nos juros
O Banco Central Europeu (BCE) aumentou as taxas de juros de referência na zona do euro em 0,25 ponto percentual após a reunião de política monetária encerrada nesta quinta-feira (14), levando-as ao patamar de 4,50% ao ano. A medida surpreendeu o mercado, que esperava a manutenção das taxas em 4,25% ao ano.
Apesar de inesperado, o aumento dos juros é condizente com a situação da inflação na zona do euro, que avançou 5,3% no intervalo de 12 meses encerrado em julho deste ano, muito acima da meta de 2% ao ano. Por outro lado, a atividade econômica segue fraca na região, e a última leitura relata que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro teria crescido 0,3% no segundo trimestre deste ano.
Em adição a isso, Christine Lagarde, presidente do BCE, afirmou em entrevista após a divulgação da elevação dos juros que a decisão não foi unânime, mas informou que não pode garantir que os juros na zona do euro já alcançaram seu pico, sinalizando que uma nova elevação pode ser anunciada caso a inflação não dê sinais de convergência para a meta.
Por fim, independentemente de se haverá ou não outra elevação dos juros, as autoridades monetárias da zona do euro reforçaram que devem manter as taxas em patamares elevados até que a inflação convirja para a meta, afastando a possibilidade de iniciar um processo de afrouxamento monetário em breve.