CPI novembro | Primeiras Impressões: Inflação ao consumidor americano avançou pelo segundo mês e registrou 2,7% em novembro
Por Marcela Kawauti – Economista-chefe da Lifetime Asset Management
Depois de registrar trajetória de desaceleração entre março e setembro, a inflação ao consumidor americano voltou a subir, em linha com a expectativa de mercado. A alta acumulada em 12 meses passou de 2,4% para 2,5% entre setembro e outubro e para 2,7% em novembro. A variação do núcleo que exclui energia e alimentação ficou estável em 3,3%, demonstrando certa estabilidade desde setembro e os preços de serviços recuaram de 4,8% para 4,6%, ambos acima do índice cheio.
A proximidade da inflação da meta (2,0%) e a desaceleração do mercado de trabalho americano dão espaço para continuidade do ciclo de afrouxamento monetário iniciado pelo FOMC em setembro. No entanto, a reaceleração dos preços, ainda que moderada, e a abertura do índice argumentam a favor da necessidade de cautela na última reunião de 2024 (marcada para a próxima semana) e nos encontros de 2025. Vale destacar que a parcimônia já foi demonstrada na reunião no início de novembro quando o comitê optou pela diminuição no ritmo de corte de juros.
A Lifetime conta com soluções especializadas e equipe experiente, pronta para atuar na gestão do patrimônio de nossos clientes dentro e fora do Brasil. Além da diversificação via investimentos offshore, nosso conglomerado tem atendimento internacional completo e sob medida para atingir os objetivos dos nossos clientes.