Fed mantém juros entre 5,25% e 5,50% ao ano nos Estados Unidos apesar da robustez da economia
O Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) confirmou as expectativas do mercado e manteve as taxas de juros inalteradas nos Estados Unidos, no patamar entre 5,25% e 5,50% ao ano, nesta quarta-feira (1). A decisão reforça a perspectiva de que o Fed não deverá elevar ainda mais os juros no ciclo atual, sustentando-os no patamar atual até que a inflação convirja para a meta.
Em setembro, a inflação ao consumidor avançou 0,4% com relação ao mês anterior, acumulando alta de 3,7%. O número segue acima da meta de 2% ao ano, mas o Fed acredita que a manutenção do atual patamar da taxa de juros deve ser suficiente para fazer com que a inflação convirja para a meta dentro do horizonte relevante.
A atividade econômica segue aquecida nos Estados Unidos, o que torna mais desafiadora a batalha contra a inflação. Essa conjuntura reforça a ideia de juros altos por mais tempo, acompanhados de uma desaceleração gradual da inflação na maior economia do planeta.
No comunicado divulgado após a reunião, o Fed ressaltou o forte crescimento da economia norte-americana no 3° trimestre deste ano, e reconheceu que o mercado de trabalho segue aquecido no país, como revelou o payroll de setembro, informando que as autoridades monetárias seguem atentas aos riscos inflacionários.
Apesar de parecer improvável no momento, o comunicado diz que o Fed “estará preparado para realizar novos ajustes na política monetária se emergirem novos riscos capazes de impedir que os objetivos do Comitê sejam alcançados”.