A importância da pecuária na Economia Brasileira e a nova parceria Lifetime e GPB
O destaque do agronegócio no PIB brasileiro vem sendo amplamente discutido. A soma de agricultura, pecuária e a indústria e serviços ligados a esses segmentos, chega a mais de 20% do que é produzido dentro do país. O ramo pecuário é parte relevante e crescente deste total. Após registrar participação entre 5,0% e 6,0% da economia brasileira ao longo da década de 2010, o PIB da pecuária se mantém acima de 6,0% nos últimos anos, evidenciando o aumento da importância do setor.
Os eventos climáticos extremos e a queda no valor de produção, no entanto, fizeram com que a produção total da agropecuária brasileira recuasse 3,50% no acumulado dos seis primeiros meses de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado ruim foi puxado pela forte queda de 5,1% do ramo agrícola, enquanto o ramo pecuário foi destaque positivo, com crescimento de 0,5% no período. Com esses resultados, as estimativas 1indicam que o PIB do ramo pecuário atinja R$ 759,82 bilhões no ramo pecuário até o final deste ano.
A Associação Grupo Pecuária Brasil, GPB, é uma entidade que reúne pecuaristas, técnicos, comerciantes, prestadores de serviços e profissionais atuantes na cadeia produtiva da pecuária nacional e internacional. Atualmente, o GPB se relaciona de forma direta com cerca de 16 mil pessoas ligadas à pecuária, no Brasil e em alguns outros países.
A Lifetime tem o prazer de ser a gestora de patrimônio parceira do Grupo Pecuária Brasil, oferecendo soluções completas para a gestão e planejamento patrimonial com solidez, segurança e expertise para o setor agropecuário.