CPI Junho | Primeiras Impressões: Inflação nos EUA desacelera
Por Marcela Kawauti, economista-chefe da Lifetime Asset
A variação de preços ao consumidor americano desacelerou em junho pelo terceiro mês consecutivo e chegou a 3,0% na comparação anual, abaixo dos 3,3% verificados em maio. Esse foi o menor patamar da inflação desde o início de 2021 (quando o CPI avançava no pós-pandemia) e foi puxado principalmente pelo recuo de 3,5% para 0,9% nos custos de energia, com destaque para a deflação nos preços de gasolina.
A desaceleração dos núcleos (que excluem preços de alimentação e de energia) de 3,4% para 3,3%, ainda que em menor intensidade e acima do verificado no índice cheio, também trouxe boa notícia. Os preços de serviços, por outro lado, seguem em patamar elevado de 5,0%, nível ao redor do qual o grupo tem variado desde setembro do ano passado.
A divulgação dos números de inflação ao consumidor foi positiva e ajuda a redesenhar a trajetória de desaceleração do CPI em direção à meta de 2,0% definida pelo Federal Reserve. O presidente da autoridade monetária Jerome Powell, em seu discurso ao Congresso no início da semana, reforçou que alguns dados nesse mesmo sentido serão necessários para dar conforto ao FED para o início do ciclo de normalização de juros. As próximas divulgações serão, portanto, de grande importância para definir os próximos passos do colegiado.
——
A Lifetime conta com soluções especializadas e equipe experiente, pronta para atuar na gestão do patrimônio de nossos clientes dentro e fora do Brasil. Além da diversificação via investimentos offshore, nosso conglomerado tem atendimento internacional completo e sob medida para atingir os objetivos dos nossos clientes.