História de Valor #007: as moedas do Brasil ao longo dos séculos
A história das moedas do Brasil tem seu início na segunda metade do século XVI (Período Colonial) quando, em 1568, os portugueses introduziram seu uso na sociedade luso-brasileira para transações comerciais. Antes da chegada dos colonizadores, os povos indígenas utilizavam o escambo como forma de obter mercadorias.
O Real Português, primeira moeda oficial de nosso país, foi trazida de Portugal e utilizada em território brasileiro entre 1568 e 1833, quando foi permitida a criação de uma moeda própria. Em Portugal, o Real Português foi utilizado até o ano de 1911, sendo substituído pelo Escudo.
A primeira moeda oficial brasileira também se chamou Real, assim como a moeda atual, mas este ficou popularmente conhecido como “réis” e foi utilizada exclusivamente em formato de moeda (o metal arredondado) até 1850 quando, a partir desta data, o papel-moeda (cédula) passou a ser emitido em nosso país. Somente em 1942, já no Governo Republicano, após mais de 20 anos de elaboração de um planejamento para a fundação de uma nova moeda, foi que o “réis” deu lugar ao Cruzeiro.
Uma curiosidade: esse nome foi escolhido fazendo menção à constelação do Cruzeiro do Sul e começou sendo emitida apenas em cédulas, pois no período da Segunda Guerra Mundial encontrou-se maior dificuldade para a obtenção de metais para o cunho da moeda.
A substituição da moeda deu-se pela tentativa de um controle inflacionário, evento também visto em outros momentos da economia brasileira, visando reestruturar o mercado interno e, passados 25 anos, em 1967, uma nova moeda foi cunhada pelo mesmo motivo: o Cruzeiro Novo. A partir de então, uma sequência de descontrole da inflação fez com que os governos de 1970 a 1994 se debruçassem sobre novas soluções em curtos períodos na tentativa de reestabelecer o controle da economia. Em 24 anos tivemos seis alterações:
Moedas do Brasil
- Cruzeiro (1970-1986);
- Cruzado (1986-1989);
- Cruzado Novo (1989-1990);
- Cruzeiro (1990-1993);
- Cruzeiro real (1993-1994);
- Até a implementação do Real, nossa atual moeda, em 1994.
Como parte de mais um plano de recuperação econômica e de combate à alta da inflação, o Plano Real introduziu o dinheiro chamado Real como conhecemos hoje, em 1º de julho de 1994.
Comemorando 30 anos em 2024, o Real trouxe estabilidade para a economia brasileira e eliminou, de vez, o problema da inflação descontrolada, se tornando um dos planos econômicos de maior sucesso mundial.
Fontes: