Foi dada a largada! Debate marca o início da campanha presidencial nos Estados Unidos
As particularidades e a complexidade do sistema eleitoral americano dominam o noticiário durante todo o ano eleitoral. Além da escolha do novo ocupante da cadeira de presidente dos Estados Unidos, a eleição renovará também os integrantes da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional.
Desde janeiro, acompanhamos as votações primárias que escolhem os candidatos de cada partido. Sem surpresa, Joe Biden e Donald Trump foram confirmados na disputa. O primeiro debate entre os concorrentes, que ocorre nesta quinta-feira, 27 de junho, marcará o início da campanha, que deve se estender até o dia 05 de novembro.
O encontro tem grande importância. Será a primeira vez que os candidatos estarão frente a frente em uma conversa pública desde a última eleição, em 2020, quando ambos também disputavam o mandato. Além disso, alguns eventos que usualmente acontecem em setembro e outubro no ano eleitoral ainda não foram confirmados, o que torna a interação dessa semana ainda mais relevante.
Além dos debates, há eventos importantes previstos para os próximos meses. Em julho e agosto, as convenções partidárias devem marcar a revelação dos candidatos a vice-presidentes, especialmente importante em um contexto em que a idade dos postulantes é uma variável relevante para os eleitores.
Os eventos de campanha devem se estender até o começo de novembro, quando acontece a votação. As primeiras pesquisas indicam que Trump tem uma pequena vantagem em relação a Biden. O ex-presidente teria cerca de 30 delegados acima do necessário[1] para vencer a eleição. Caso o resultado seja confirmado, a disputa de 2024 seria ainda mais apertada do que o resultado de 2020 e 2016 quando respectivamente Biden e Trump haviam vencido com o mesmo número de delegados: 306, 36 acima dos 270 necessários.
O resultado apertado das pesquisas coloca o foco nos chamados swing states, estados em que a disputa é bem apertada e pode pender para qualquer um dos candidatos. A conquista de uma ou duas dessas regiões será decisiva para a conquista do mandato presidencial.
Na Lifetime acompanhamos diariamente a evolução do cenário econômico e os impactos sobre os preços de ativos. Acompanhe todas as nossas atualizações em nosso blog. Nossos especialistas estão prontos para oferecer a melhor alocação de acordo com cada perfil de riscos, com a indicação de produtos e serviços com boas perspectivas e proteção para o patrimônio.
[1] A disputa pela presidência americana é indireta. Os eleitores elegem delegados regionais que, por sua vez, elegem o presidente.