NBA Finals 2023: confira os números por trás do maior evento do basquete mundial
Miami Heat e Denver Nuggets entram em quadra para decidir o título da maior competição do basquete mundial, as finais da NBA, a liga norte-americana de basquete. Criada em 1946, sob o nome Basketball Association of America, a liga foi fundamental na consolidação do basquete como um dos esportes mais populares dos EUA.
Premiação e arrecadação
Apesar de se tratar do principal torneio mundial de basquete, a franquia campeã da NBA não recebe um prêmio em dinheiro.
Contudo, as equipes e a própria liga lucram cifras bilionárias graças à adoção de estratégias empresariais consolidadas na gestão do esporte. Em 2022, a NBA alcançou pela 1ª vez a marca de US$ 10 bilhões em receitas.
Salários dos jogadores
Alguns dos atletas mais bem pagos do planeta atuam na NBA. Confira a lista dos maiores salários da liga (em valores anuais):
NBA tenta recuperar a audiência em solo americano
Mesmo com a liga se tornando cada vez mais lucrativa, as finais dos últimos três anos registraram audiências abaixo da média deste século nos Estados Unidos. Confira o gráfico:
Maiores campeões da NBA
O Miami Heat já se sagrou campeão da liga 3 vezes, enquanto o Denver Nuggets busca seu primeiro título. Veja quais são os maiores campeões da NBA: