PIB americano do último trimestre surpreende os mercados – Marcela Kawauti, economista Lifetime
Primeiras Impressões do PIB Americano
A resiliência da economia americana surpreendeu os mercados novamente. Os dados do PIB no último trimestre do ano passado mostraram crescimento de 3,3% (variação anualizada sobre o trimestre anterior).
Apesar da desaceleração em relação ao 4,9% do 3º trimestre, o resultado foi bem superior à mediana de projeções apurada pela Bloomberg (2,0%). Em todo o ano de 2023 a economia americana cresceu 2,5%, mais forte do que a variação de 1,9% do ano anterior. O avanço entre 22 e 23 está focada no consumo das famílias e dos gastos do governo.
Por outro lado, houve recuo da formação bruta de capital fixo, tanto por conta da desaceleração do investimento em capital quanto pela queda no investimento residencial.
A análise do PIB americano em 2023 mostra que a demanda segue aquecida, apesar do recente ciclo de alta de que terminou em meados do ano passado.
A força da demanda interna, somada ao mercado de trabalho aquecido e a desaceleração mais lenta que o desejado deve reforçar as apostas de que o FED iniciará o ciclo de queda de juros apenas em meados do ano.