Análise de Mercado | Comentário Semanal – 18/04/2022
Confira as principais movimentações
11 a 15 de abril
O Ibovespa fechou em baixa de -1,80%, já o Dólar fechou a semana com queda de –1,65% em relação ao Real, em R$ 4,69/US$.
Os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia, os desdobramentos da última reunião do Conselho do Banco Central Europeu (BCE) e a inflação nos EUA e outros países foram os principais destaques no cenário internacional. No Brasil, a repercussão da alta na inflação versus juros, noticiado semana passada, movimentaram o país.
Guerra: Rússia x Ucrânia
Segundo institutos alemães, estudos apontam que Alemanha entraria em recessão, caso a Rússia cortasse o fornecimento de gás natural, impactando consideravelmente as perspectivas econômicas do país.
Os governos da Suécia e da Finlândia estão considerando a entrada na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nos próximos meses, significando o aumento das tensões de ambos os países com a Rússia.
Juros no Mundo
O Banco Central do Canadá (BoC) decidiu elevar a taxa básica de juros de 0,50% a 1% e dá inicio a um aperto quantitativo. O BoC afirma que encerrará o reinvestimento e começará seu aperto quantitativo (QT, na sigla em inglês) a partir de 25 de abril.
Já o Banco Central da Turquia decidiu manter seu juro básico em 14%, pelo quarto mês consecutivo, após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira(14), apesar da drástica) escalada da inflação doméstica. Em março, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) na Turquia atingiu 61,14%, o maior patamar em 20 anos.
Ainda sobre taxa básica de juros, Nova Zelandia sube a sua para 1,50%.
Conselho do Banco Central Europeu (BCE)
Após a reunião do BCE, concluiu-se que a taxa de refinanciamento permanecerá em 0%, a taxa de depósitos continuará em -0,50% e a de empréstimo seguirá em 0,25%.
O BCE reiterou que as compras no programa de compra de ativos (APP) vão diminuir de 40 bilhões de euros em abril, para 30 bilhões de euros em maio e, para 20 bilhões de euros em junho.
O BCE disse também que planeja concluir o APP no terceiro trimestre. Neste período, os volumes de compras dependerão de futuros dados econômicos da zona do euro. Antes o discurso era “Terminando o APP, os juros começam a subir”.
No entanto, neste último comunicado, o BCE reafirmou que eventuais altas nas taxas de juros só ocorrerão “algum tempo” depois do fim do APP e serão graduais.
Inflação nos EUA
O CPI (índice de preços do consumidor) avançou 1,2% em março, acumulando 8,5% em 12 meses, a maior taxa desde 1981.
Declarações de membros do Federal Reserve (Fed) confirmam que a inflação nos Estados Unidos segue muito elevada, apesar da desaceleração “digna de nota” em seu núcleo, e que a autoridade conduzirá o aperto.
Brasil: Inflação vs Juros
Após a autoridade monetária ter contratado o encerramento do ciclo de ajuste da Selic para maio, com mais um aperto de 1,0 ponto, Campos Neto disse hoje que a inflação por aqui está muito alta, assim como os núcleos, e que o Banco Central está “analisando a surpresa no IPCA para ver se muda algo na tendência”. Também disse, que o repasse do mega-reajuste dos combustíveis aconteceu muito mais rápido e inercial.
Tais palavras trouxeram a interpretação de que os juros podem continuar subindo para além de maio, o que provocou ajuste em alta nas taxas dos DIs.
Ao que tudo indica, o que o Banco Central vai tentar o 12,75%, porém sem gordura.
O mercado está trabalhando com uma inflação perto de 3,80%, dado a meta de Inflação de 2023 sendo 3,25%.
Lembrando que em nossa última análise semanal(11/04), o IPCA de março superou em quase 30pb o consenso do mercado, dado oficial 1,62%. O acumulado do ano foi a 3,20%, e em 12 meses a 11,30%, maior acumulado em 12 meses desde outubro de 2008.
O que acompanhar nos próximos dias?
- A decisão do presidente Jair Bolsonaro em reajustar em 5% os salários de todos os servidores a partir de julho. O porcentual foi acordado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, em reuniões entre anteontem e ontem (16 e 17).
- Os funcionários do Tesouro vão cruzar os braços no dia 20 de abril, em protesto.
- Os desdobramentos do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e os dados de Inflação.
- O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Este material foi preparado pela Lifetime Asset e tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas, ele não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações nele contidas baseiam-se nas melhores informações disponíveis, recolhidas a partir de fontes oficiais ou críveis. Este material é para uso exclusivo de seus receptores e seu conteúdo não pode ser reproduzido, redistribuído, publicado ou copiado de qualquer forma, integral ou parcialmente, sem expressa autorização Lifetime Asset. A Lifetime Asset não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados desse material. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.