Análise de Mercado | Comentário Semanal – 18/07/2022
Confira as principais movimentações
11 a 15 de julho
A inflação e os riscos de uma recessão são destaques no cenário internacional. No Brasil, surpresas positivas com a firme recuperação da população ocupada ainda movimenta as notícias no país.
Mercado Global
A inflação aumenta nos EUAs e novos casos de Covid aparecem na China.
O mercado tenta entender e digerir qual o tamanho da recessão, financial meltdown (colapso financeiro).
Após votação no congresso, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) institui estado de emergência no país até o fim do ano e permite a ampliação de benefícios sociais e econômicos para a população.
Vamos monitorar a segunda temporada de balanços de 2022 e trazer os impactos causados no mercado.
Recessão
A capacidade de evitar uma recessão se deve a uma combinação de fatores:
- Primeiro, grande parte da inflação é impulsionada pelo lado da oferta e, à medida que segmentos da economia continuam a se abrir, vai ocorrer redução natural nas pressões inflacionárias.
- Segundo, do lado da demanda, o impacto do estímulo fiscal está diminuindo gradativamente. Além disso, já vimos um aperto bastante significativo nas condições financeiras.
EUA Juros – CPI
Na semana passada, a ata do FOMC reforçou a preocupação inflacionária, em linha com um ambiente de mercado de trabalho apertado e um consumo forte.
O balanço de riscos para inflação ainda é altista, como destaques temos o preço da gasolina, da habitação e dos alimentos. Sem falar ainda dos impactos altistas causados pela guerra e os lockdowns na China.
Commodities
As principais quedas, relacionadas às commodities, do pico da guerra até agora, são:
- Petróleo caiu 22%;
- Índice de Cobre da Bloomberg caiu 33%
- Índ.de Commodity da Bloomberg -18%;
- Índ.CRB caiu 11%
- Índice Cobre caiu 35%;
- Índice de Minério cai 34%
Países bem posicionados irão se beneficiar de uma valorização substancial do valor de commodities, que amplamente emprega na produção, no transporte e no consumo de bens. Acarretando o aumento do volume de exportações, dos preços e, provavelmente, mudanças na carteira global de investidores.
Projeções:
- No setor de energia: a alta permanecerá até meados de 2023, em consequência dos riscos de geopolíticos;
- No setor agrícola: os elevados preços do petróleo e a alta demanda esperada por alimentos favorecem a commodities;
- No setor de metais: o Brasil será beneficiado com a restrição de oferta no mercado global.
Brasil – Surpresas Positivas
O Brasil segue firme na recuperação da população ocupada, com avanços nas categorias formais e informais. A taxa de desemprego atinge o menor patamar desde outubro 2015.
O varejo também pode surfar o momento favorável. A receita do setor de serviços crescentes saiu a 0,9% onde o consenso era de 0,2%.
O mercado revisa o PIB 2022 para 2,2% (devido a redução do ICMS e PEC dos benefícios).
Este material foi preparado pela Lifetime Asset e tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas, ele não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações nele contidas baseiam-se nas melhores informações disponíveis, recolhidas a partir de fontes oficiais ou críveis. Este material é para uso exclusivo de seus receptores e seu conteúdo não pode ser reproduzido, redistribuído, publicado ou copiado de qualquer forma, integral ou parcialmente, sem expressa autorização Lifetime Asset. A Lifetime Asset não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados desse material. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.