Análise de Mercado | Comentário Semanal – 25/07/2022
Confira as principais movimentações
18 a 22 de julho
Indicadores de atividade mais fracos e normalização das commodities são os destaques no cenário internacional. No âmbito local, a revisão dos preços dos combustíveis para baixo e o aumento da arrecadação do Governo Federal ficaram no centro das notícias.
Mercado Global
Foram divulgados os PMI´s (Índice de Compras de Gerentes) dos Estados Unidos e Europa na semana passada, ambos indicando contração da atividade econômica.
Na Zona do Euro a inflação ao consumidor, medida pelo CPI (Consumer Price Index), atinge alta de 8,6% em junho, levando a um discurso mais duro pelo Banco Central Europeu. O BCE aumentou a taxa de juros em 50 bps e indicou novas altas como forma de controlar, ainda que tardiamente, a alta dos preços.
Do lado da China, tivemos dois destaques no noticiário: (1) a testagem em massa em 9 distritos de Xangai, como medida preventiva a um novo surto de Covid, em conjunto com a manutenção de testes gratuitos até o final de agosto; e (2) a reabertura dos cassinos em Macau.
Brasil
A expectativa de inflação para 2022 foi revisada para baixo, principalmente por conta da redução do preço dos combustíveis no curto prazo; em contrapartida, espera-se leve alta em 2023, como resultado da variação cambial e preços das commodities.
No âmbito econômico, a melhora no mercado de trabalho já apresenta resultados, como a arrecadação do Governo Federal que atingiu R$ 181 bilhões, acima das expectativas do mercado e em patamar recorde.
Agenda
Para essa semana, as atenções se voltam para a divulgação do IPCA-15 na terça-feira e dados de emprego na sexta-feira. Nos EUA, a decisão do Banco Central, nesta quarta-feira e a divulgação do PIB do 2º trimestre, nesta quinta, estão no foco.
Este material foi preparado pela Lifetime Asset e tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas, ele não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações nele contidas baseiam-se nas melhores informações disponíveis, recolhidas a partir de fontes oficiais ou críveis. Este material é para uso exclusivo de seus receptores e seu conteúdo não pode ser reproduzido, redistribuído, publicado ou copiado de qualquer forma, integral ou parcialmente, sem expressa autorização Lifetime Asset. A Lifetime Asset não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados desse material. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.