Copom mantém Selic em 13,75% | Análise de Mercado
Após a reunião encerrada na quarta-feira (21), o Comitê de Política Monetária (Copom) optou por manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, e deixou em aberto a decisão para a reunião de agosto.
Ao que tudo indica, o ciclo de cortes nos juros está se aproximando, e a possibilidade de novas altas no curto prazo foi praticamente descartada. Contudo, as autoridades monetárias ainda não deram sinais evidentes de quando os cortes devem ter início. Por ora, o tom é de cautela, uma vez que o mercado segue aguardando uma definição acerca do texto do novo arcabouço fiscal, que deve ser votado em julho.
Outro fator que deve influenciar as próximas decisões do Copom é a possível alteração da meta de inflação na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN). A meta de inflação para 2023 atualmente é de 3,25%, enquanto a inflação acumulada no intervalo de 12 meses encerrado em maio é de 3,94%.
De qualquer forma, o Copom tem reafirmado que não tomará nenhuma decisão de forma precipitada, e mesmo que o ciclo de cortes nos juros tenha início em agosto, essa redução da Selic deve ocorrer de forma lenta, gradual e cautelosa, sempre acompanhando de perto os indicadores de inflação.