Cinco colecionadores brasileiros de carros antigos que você precisa conhecer
Não faltam apaixonados por carros no Brasil, e alguns desses entusiastas dedicam boa parte do seu tempo (e dinheiro) à coleção de modelos raros e exclusivos, dos mais variados estilos. Neste texto, selecionamos cinco colecionadores brasileiros de carros que você precisa conhecer. Confira!
Antônio Coelho
O empresário paulista Antônio Coelho coleciona muitas coisas, mas o grande destaque certamente fica com a sua coleção de automóveis. Entre as dezenas de carros que ocupam a garagem/escritório de Coelho, destacam-se modelos como BMW 1600 GT (1966), Ferrari Mondial (1983) e Mercedes SL “Pagoda” (1970). A coleção do empresário reúne cerca de 150 modelos, que incluem desde clássicos dos anos 40 e 50 até veículos mais modernos, mas igualmente exclusivos.
Sérgio Magalhães Filho
A paixão do advogado e ex-piloto Sérgio Magalhães Filho pela montadora alemã lhe rendeu até apelido: Dr. Porsche. Sérgio possui a maior coleção de Porsches da América Latina, com destaque para o raríssimo modelo 356 de 1962. Apaixonado por carros alemães, o advogado, que já teve experiências como piloto, teve como primeiro veículo um Volkswagen Fusca 1961. Contudo, seu primeiro projeto automotivo mais apimentado foi um Fusca 1966 com motor e câmbio da Porsche, estilo de preparação muito popular na Alemanha.
Maurício Marx
O empresário Maurício Marx é um entusiasta de carros de competição antigos, filho do advogado e também colecionador Flávio Marx. Sua coleção reúne relíquias como o Renault R8 Gordini no qual Emerson Fittipaldi venceu a primeira corrida, e o Porsche 356 Speedster mais antigo do Brasil, fabricado em 1951. Graças à sua habilidade para encontrar, restaurar e negociar carros raros e valiosos, Maurício fez sua empresa, a Universo Marx, prosperar.
OG Pozzoli
OG Pozzoli, economista de formação e empresário por vocação, é a principal referência no meio do antigomobilismo no Brasil. Sua coleção reúne cerca de 200 automóveis clássicos de diferentes épocas, que vão desde modelos Fiat clássicos dos anos 1910 até veículos que pertenceram a importantes figuras históricas, como o Packard 1946 semiblindado, que serviu ao presidente Eurico Gaspar Dutra, e o Lincoln V12 de 1938, que transportou figuras como Getúlio Vargas, Rainha Elizabeth, da Inglaterra, e o general Charles de Gaulle, principal liderança francesa durante a 2ª Guerra Mundial. Pozzoli nos deixou em 2017, mas sua coleção permanece unida, e deve virar museu em Campos do Jordão – SP.
Garage Brazil
Com quase 150 modelos, a Garage Brazil reúne os icônicos automóveis fora de série produzidos no Brasil durante a época de importações proibidas. A coleção, cujos proprietários preferem manter a discrição, conta com modelos das marcas Miura, Puma, Bianco, Adamo, e muitas outras que faziam a cabeça dos entusiastas nos anos 70 e 80. Apesar de reunir modelos menos cobiçados, essa coleção serve como um lembrete da criatividade de empreendedores brasileiros que se aventuraram na produção de modelos exclusivos com recursos limitados em uma época de difícil acesso a componentes importados.
Cansados da mesmice, os entusiastas dessa época produziram modelos criativos e cobiçados com componentes mecânicos de outras marcas nacionais, carrocerias em fibra de vidro e preparações com pegada mais esportiva, mesmo que baseadas nos limitados motores boxer refrigerados a ar da Volkswagen.