Análise de Mercado | Comentário Semanal – 01/08/2022
Confira as principais movimentações
25 a 29 de julho
A semana passada foi marcada por algumas notícias positivas tanto no âmbito local quanto internacional. Por aqui, a inflação começa a apresentar sinais de arrefecimento, e a taxa de desemprego recua para a mínima desde 2015. Nos Estados Unidos, o comunicado do Federal Reserve (banco central norte-americano) animou os mercados.
Cenário Internacional
Principal notícia veio com a divulgação da taxa básica de juros nos Estados Unidos. Enquanto a alta de 75 bps já era esperada, o tom do comunicado foi positivo, sinalizando a redução no ritmo de elevação nas próximas reuniões, o que foi muito bem recebido pelo mercado, mesmo com a queda de 0,9% do PIB no 2º trimestre, divulgada no dia seguinte.
Na Europa, inflação atinge máxima histórica, acumulando alta de 8,9% em 12 meses. O aumento dos custos com energia foi o principal vetor neste resultado. Na ponta positiva, PIB apresentou alta de 0,7% no 2º trimestre, totalizando +4,0% no acumulado.
No continente asiático, as atenções se voltam ao cenário geopolítico em Taiwan, resultando em uma longa conversa entre os presidentes norte-americano e chinês.
Brasil
Foram divulgados dados de emprego mais fortes em junho, com a taxa de desemprego recuando para o menor nível desde 2015. A criação de novas vagas também foi positiva e superou as expectativas.
Em relação à inflação, o IPCA-15 divulgado na semana passada apresentou leve alta (+0,13% no mês e +11,39% em 12 meses), abaixo do esperado, em especial por conta da redução dos preços dos combustíveis e energia elétrica.
Agenda
A reunião do COPOM fica no centro das atenções, com a nova taxa de juros sendo divulgada na quarta-feira. Nos EUA, o foco está nos dados do mercado de trabalho, que serão divulgados na sexta-feira. Por fim, o BOE (Bank of England, Banco Central da Inglaterra) também divulga a taxa de juros na quinta-feira.
Este material foi preparado pela Lifetime Asset e tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas, ele não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações nele contidas baseiam-se nas melhores informações disponíveis, recolhidas a partir de fontes oficiais ou críveis. Este material é para uso exclusivo de seus receptores e seu conteúdo não pode ser reproduzido, redistribuído, publicado ou copiado de qualquer forma, integral ou parcialmente, sem expressa autorização Lifetime Asset. A Lifetime Asset não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados desse material. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.