Análise de Mercado | Comentário Semanal – 30/08/2022
Confira as principais movimentações
22 a 26 de agosto
Projeções das commodities sinalizando benefício de valorização substancial para países bem posicionados na produção, no transporte e bens de consumo foram os destaques no cenário internacional. No âmbito local, Banco Central dá sinais de adoção de medidas referente ao encerramento do ciclo de alta.
Commodities
Países bem posicionados irão se beneficiar de uma valorização substancial de commodities amplamente empregada na produção, transporte e consumo de bens. Aumentando o volume de exportações e dos preços e, provavelmente, mudanças na carteira global de investidores.
Projeções:
- Energia: provavelmente, permanecerá alta até meados de 2023, em consequência dos riscos de geopolíticos;
- Agrícolas: os elevados preços do petróleo e a alta demanda esperada por alimentos favorecem as commodities;
- Metais: Brasil será beneficiado com a restrição de oferta no mercado global;
- Petróleo: investimento caro e demorado devido aos estoques de petróleo mundiais em níveis consideravelmente baixos.
Europa
Tendo em vista o problema do fornecimento de gás, a União Europeia precisa preencher 90% da sua capacidade de estocagem antes de outubro (inverno). Para isso, adotou algumas medidas, segundo elas:
- Aumento temporário da geração nuclear, com carvão e petróleo, o que pode resultar no aumento da inflação;
- Aumento da coordenação de operadores de energia e gás entre diferentes países da Europa, piorando o controle da inflação;
- Estabelecimento de regras e controles para reduzir o consumo de energia em residências e prédio públicos;
- Harmonização de planos de emergência para falta de energia na Europa.
Com o forte aumento dos preços do gás natural, pode-se observar a elevação na tarifa da energia, resultante da pressão sobre o grupo de Energia. Ademais, dificuldades climáticas, somadas com a guerra entre Rússia e Ucrânia, podem elevar ainda mais os preços no setor alimentício.
Estados Unidos
Falas do Fed podem gerar maior volatilidade para a precificação dos agentes de mercado sobre o ritmo da próxima alta de juros do FOMC (Comitê Federal de Mercado Aberto). Economistas e investidores seguem divididos sobre a próxima reunião.
Powell, no seu discurso em Jackson Hole, fez os seguintes comentários: “Sem estabilidade de preços, a economia não funciona para ninguém” e “Estamos mudando nossa postura política propositalmente para um nível que será suficientemente restritivo para retornar à inflação a 2%”, confirmou a expectativa sobre o cenário de inflação e, demonstrou cautela em relação ao relaxamento das condições financeiras.
China
A piora dos indicadores econômicos reforçam a tese da desaceleração econômica. Os dados do setor industrial, do comércio e do setor imobiliário saindo abaixo do esperado, podem provocar revisões baixistas em relação às expectativas do PIB para o 3º trimestre.
Além disso, o país monitora novos casos de Covid para avaliação de possíveis lockdowns.
A estiagem sem precedentes na região, somada com ondas de calor recorde estão resultando em secas de alguns rios e consequentemente impactando na geração de energia e plantações. Com isso, é possível observar a escassez de energia e racionamento em algumas usinas siderúrgicas.
Brasil
O Banco Central encontra-se à frente dos demais bancos centrais e, nesse momento, entendemos que adotarão medidas referente ao encerramento do ciclo de alta.
Em agosto, o IPCA-15 apresentou leitura de -0,73% m/m, melhor quando comparado com as expectativas consensuais do mercado, de -0,83% m/m. A surpresa em relação a expectativa é decorrente, especialmente, de uma leitura ainda pressionada em Alimentos, Serviços e Bens Industriais Subjacentes.
Este material foi preparado pela Lifetime Asset e tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas, ele não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações nele contidas baseiam-se nas melhores informações disponíveis, recolhidas a partir de fontes oficiais ou críveis. Este material é para uso exclusivo de seus receptores e seu conteúdo não pode ser reproduzido, redistribuído, publicado ou copiado de qualquer forma, integral ou parcialmente, sem expressa autorização Lifetime Asset. A Lifetime Asset não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados desse material. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.