Copom corta a Selic em 0,5 p. p. para 11,25% ao ano – Marcela Kawauti, economista Lifetime
Com um comunicado que trouxe pouquíssimas alterações em relação ao divulgado na reunião de dezembro, o Copom cortou os juros em 0,5 p.p., para 11,25% ao ano.
A avaliação de que “a inflação cheia ao consumidor, conforme esperado, manteve trajetória de desinflação, assim como as medidas de inflação subjacente, (..) se aproximam da meta” deu espaço para que o comitê promovesse a quinta queda consecutiva, levando a Selic ao menor nível desde março de 2022. Mas o lento processo de desinflação, as expectativas acima da meta e o cenário global ainda demandam “serenidade e moderação na condução da política monetária”.
As projeções apuradas pelo modelo do Banco Central reforçam esse cenário. Apesar das surpresas positivas na prévia de inflação de janeiro, as expectativas para 2024 e 2025 seguem acima da meta de 3,0%, diminuindo a margem de manobra.
A manutenção do tom e do conteúdo do comunicado mostram que o Copom segue confortável com o ritmo de cortes de 50 pontos base nas próximas reuniões, em linha com o que espera o mercado. Acreditamos, no entanto, que a taxa de juros ao fim do ciclo ainda não está dada. Ela dependerá da evolução das expectativas de inflação, da possibilidade de cumprimento da meta fiscal por parte do governo e da diminuição dos riscos externos.
Ficou com alguma dúvida ou quer mais informações? Mande uma mensagem para o e-mail marcela.kawauti@lifetimeasset.com.br