Federal Reserve eleva juros em 0,25 ponto percentual | Análise de Mercado

O Federal Reserve (Fed) elevou suas taxas de juros em 0,25 ponto percentual, para o intervalo entre 5,25% e 5,50% ao ano, em linha com a expectativa do mercado. O comunicado veio nesta quarta-feira (26), após dois dias consecutivos de reunião durante os quais os membros do comitê deliberaram sobre a atual conjuntura econômica. A votação pela alta dos juros foi unânime.
Na visão das autoridades monetárias norte-americanas, a atividade econômica tem se expandido em um ritmo moderado no país, enquanto o mercado de trabalho segue robusto, com a taxa de desemprego se mantendo em níveis baixos. Diante desse cenário, Jerome Powell e os demais membros do comitê enxergam que a economia é capaz de suportar as condições de crédito mais apertadas.
Em comunicado divulgado após a reunião, o Fed reafirmou que está “fortemente comprometido” em trazer a inflação de volta para a meta de 2% ao ano, ao mesmo tempo em que busca manter a menor taxa de desemprego possível. Portanto, as autoridades monetárias seguirão monitorando os indicadores econômicos mais relevantes, em busca de informações para definir se mais uma elevação de 0,25 p. p. será necessária na próxima reunião, prevista para os dias 19 e 20 de setembro.
Confira o comunicado completo, em inglês, clicando aqui.