Copom: novos cortes de juros de 0,50 ponto percentual são projetados para as próximas reuniões
Após surpreender o mercado com um corte de 0,50 ponto percentual na Selic na última reunião, o que levou a taxa ao patamar de 13,25% ao ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) deve manter o ritmo na próxima reunião, conforme a ata divulgada nesta terça-feira (8).
Segundo o documento, ” os membros do Comitê concordaram unanimemente com a expectativa de cortes de 0,50 ponto percentual nas próximas reuniões e avaliaram que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”.
Contudo, apesar do espaço para cortes nos juros, os membros do Copom acreditam ser apropriado adotar uma postura mais conservadora de olho nas reuniões seguintes, tendo em vista o cenário externo conturbado, com bancos centrais ainda elevando juros na maioria das principais economias do planeta, e a desaceleração desigual dos grupos que compõem o IPCA.
Dessa forma, o Copom deve seguir promovendo cortes na Selic ao longo dos próximos encontros, mas em um ritmo cauteloso, analisando as expectativas de inflação e os acontecimentos no cenário externo, principalmente no que diz respeito à política monetária norte-americana.
Vale lembrar que o Relatório Focus divulgado nesta semana trouxe uma queda nas projeções da Selic para os próximos anos, com expectativa de que a taxa termine 2023 em 11,75% ao ano, o que implicaria mais três cortes de 0,50 ponto percentual nas reuniões restantes neste ano. Para 2024, a expectativa é de que a Selic chegue a 9% ao ano, chegando a 8,50% a.a. em 2025.