Inflação recua 0,1% na zona do euro em julho; varejo recua 1,2% no Reino Unido
A inflação ao consumidor (CPI) recuou 0,1% em julho deste ano na zona do euro, recuando para 5,3% nos últimos 12 meses, ante 5,5% na leitura anterior, conforme informações divulgadas pela Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia. O núcleo da inflação, por sua vez, também recuou 0,1% no período, se mantendo em 5,5% nos últimos 12 meses, assim como em junho.
Tanto o índice geral quanto o núcleo vieram em linha com as expectativas, e não devem provocar alterações nos planos do Banco Central Europeu (BCE) para a próxima reunião de política monetária.
Na última reunião, o BCE anunciou mais uma elevação de 0,25 ponto percentual nos juros, para 4,25% ao ano, mas a decisão para a próxima reunião segue em aberto, e as autoridades monetárias locais continuam monitorando os dados econômicos da zona do euro. Vale lembrar que a meta de inflação do BCE é de 2% ao ano, muito abaixo do número atual.
Já no Reino Unido, o volume de vendas no varejo surpreendeu negativamente em julho, recuando 1,2% no mês e acumulando perdas de 3,2% nos últimos 12 meses. A expectativa era de uma queda de 0,5% no mês e 2,1% com relação ao mesmo período do ano passado.
A economia do país passa por um momento turbulento, com baixo crescimento econômico e inflação persistente, que recuou para 6,8% no período de 12 meses encerrado em julho.