29% da população pretende poupar ou investir com o 13° salário; 21% planejam quitar dívidas
Neste final de ano, 29% dos trabalhadores que têm direito a receber o 13° salário devem economizar, poupar ou investir esse dinheiro, de acordo com a pesquisa realizada em todas as capitais brasileiras pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise.
O 13° salário deve ser pago a cerca de 87 milhões de pessoas, entre trabalhadores formais, beneficiários da Previdência Social e aposentados e beneficiários de pensão da União e dos Estados e municípios, de acordo com levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
Ao todo, devem ser injetados R$ 291 bilhões na economia em decorrência do pagamento do 13°, o que representa aproximadamente 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB). O valor médio a ser recebido por pessoa é de R$ 3.057.
Além dos que irão utilizar o 13° para investir, 33% das pessoas que tem direito ao recebimento devem utilizar esse dinheiro para comprar presentes de Natal, 25% planejam gastar nas comemorações de final de ano e 21% devem usar os recursos para pagar dívidas em atraso.