PIB do Brasil supera projeções e cresce 0,1% no 3° trimestre
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2023, superando as projeções que indicavam uma contração de 0,2% da atividade econômica no país, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado dos últimos 12 meses, o PIB cresceu 2%.
O resultado apresenta uma desaceleração com relação ao trimestre anterior, quando o PIB cresceu 0,9%, mas o fato de ter ocorrido expansão da atividade no período traz alívio aos mercados. No trimestre, a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no Brasil totalizou R$ 2,741 trilhões em valores correntes.
O PIB de cada setor
O PIB da Indústria teve crescimento de 0,6% no terceiro trimestre. O segmento de eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos cresceu 3,6%, enquanto indústrias extrativas e indústrias de transformação cresceram 0,1%. Por outro lado, o setor de construção recuou 3,8% no período.
O PIB do setor de Serviços também cresceu 0,6% no trimestre encerrado em setembro, com expansão das atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (1,3%), atividades imobiliárias (1,3%), informação e comunicação (1,0%), outras atividades de serviços (0,5%), administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (0,4%) e comércio (0,3%). Contudo, serviços de transporte, armazenagem e correio recuaram 0,9%.
Por fim, a Agropecuária teve forte queda de 3,3%, após forte crescimento nos dois trimestres anteriores.