Agronegócio em números: entenda a importância do setor para a economia do Brasil
Todos sabemos que o Brasil é uma potência agrícola a nível global, e que o agronegócio responde por uma fatia expressiva das exportações e do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Podemos dizer que o Brasil passou por uma verdadeira revolução agrícola a partir de meados dos anos 1970, aplicando cada vez mais tecnologia de forma a aumentar a produtividade do solo.
Pensando nisso, a Lifetime separou algumas informações que revelam a importância do agronegócio brasileiro para a economia doméstica e internacional.
O agro representa quase 25% do PIB!
Em 2022, a participação do agronegócio no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi de 24,8%! Os dados são de um estudo conduzido pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).
O Brasil no mercado global de grãos
O agronegócio brasileiro é destaque internacional no mercado de grãos, ocupando as posições de 4° maior produtor, com 250 milhões de toneladas em 2021, e segundo maior exportador, com 130 milhões de toneladas no mesmo ano. Confira alguns destaques:
Grão | Posição como produtor | Posição como exportador |
Soja | 1° lugar (131 milhões de toneladas) | 1° Lugar (91 milhões de toneladas) |
Milho | 3° lugar (105 milhões de toneladas) | 2° lugar (39 milhões de toneladas) |
Arroz | 9° lugar (7,2 milhões de toneladas) | 8° lugar (930 mil toneladas) |
(Fonte: “O Agro no Brasil e no Mundo – Edição 2022”, Embrapa, dados de 2021)
O maior produtor e exportador de café e açúcar do planeta!
As culturas de açúcar brasileiras produziram 763 milhões de toneladas em 2021, com 25 milhões de toneladas de açúcar tendo sido exportadas.
O Brasil também liderou a produção e a exportação de café, com 3,4 milhões e 2,2 milhões de toneladas, respectivamente.
Um dos maiores produtores de carne do mundo!
Por fim, a pecuária brasileira ocupa uma posição de destaque nos mercados globais. Em 2021, o país ocupou o posto de terceiro maior produtor de carne do planeta, com 29 milhões de toneladas, e foi o segundo maior exportador, tendo vendido 7,8 milhões de toneladas.
E é por isso que a Lifetime trabalha para potencializar os resultados do agro!
Na Lifetime, oferecemos um conjunto de soluções exclusivas e personalizadas para produtores e empresas do agronegócio, como:
Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA): nosso time de Investment Banking atua na estruturação de CRAs, ou seja, títulos de renda fixa emitidos no mercado com o objetivo de captar recursos para investimentos no seu negócio sem provocar um aumento do endividamento bancário.
Gestão de caixa: por meio de uma visão consultiva e estratégica, nossa equipe trabalha para gerar melhores retornos para o caixa do seu negócio, ou ainda buscar novas alternativas para a captação de recursos.
Emissão de debêntures: empresas do agronegócio definidas como Sociedades Anônimas (S.A.) de capital aberto ou fechado também podem recorrer à emissão de debêntures para captar recursos.
Hedge cambial e em commodities: soluções oferecidas pela Lifetime para proteger o agroexportador das oscilações de moedas estrangeiras e proteger sua produção contra as variações de preços de safra.