Ferrari tem recordes de lucro e receita em 2022
Após os melhores resultados de sua história, a fabricante italiana segue dividida entre se manter fiel às tradições e se adequar às mudanças do mercado.
Melhor ano da história
Fundada em 1947, em Maranello, na Itália, a Ferrari em poucas décadas se tornaria sinônimo de luxo e esportividade em todo o mundo, e para manter a exclusividade e o apelo aos fãs, a fabricante nunca produziu seus automóveis em larga escala, tratando cada veículo que saía da fábrica como uma obra de arte. Contudo, a Ferrari tem aumentado sua produção nos últimos anos, e vendeu 13.221 automóveis em 2022, o que gerou um faturamento de 5 bilhões de euros e um lucro líquido de 300 milhões de euros no período, estabelecendo novos recordes para a marca.
Quebrando algumas tradições…
Apesar do sucesso financeiro, a marca tem sido criticada por fãs mais conservadores por ter se rendido a algumas tendências de mercado, lançando um modelo híbrido, um SUV e tendo divulgado planos para o lançamento de um carro elétrico em 2025.
…e mantendo outras
Por outro lado, uma tendência que a Ferrari rechaçou é a de produzir veículos autônomos. Afinal, para que comprar uma Ferrari se não pela experiência de dirigir? Mesmo se adaptando às mudanças, a marca mantém a experiência ao volante como a principal prioridade.
Fila de espera de luxo
Ao que tudo indica, o salto nas vendas não foi um movimento temporário: a demanda pelos veículos da Ferrari segue altíssima, com longas filas de espera para alguns modelos. O SUV Ferrari Purossangue, por exemplo, tem fila de espera de mais de dois anos!
No fim das contas, parece que nem todos os fãs da marca ligam tanto assim para a tradição.