Análise de Mercado | Comentário Semanal – 10/10/2022
Confira as principais movimentações
03 a 07 de outubro
Petróleo
Passado o vencimento de outubro/22 e o corte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), de 2 milhões de barris por dia em novembro/22, o mercado ajusta o preço do barril do brent e se ele ultrapassar os USD100 é bem provável que a Petrobrás tenha que repassar o aumento do preço.
Credit Suisse: C1SU34
O Financial Times relatou que executivos do banco passaram o final de semana (anterior), tentando convencer os investidores e clientes sobre a saúde financeira da instituição. O Banco pode ter que vender ativos e promete anunciar um plano estratégico em outubro.
Austrália
O Banco de Reserva da Austrália (RBA), decidiu moderar o ritmo de aperto monetário de uma alta de 0,50%, para 0,25% – 2,60%a.a. O RBA vinha elevado os juros em 50 pontos base desde abril, logo, essa redução pode indicar que o pico do ciclo de aperto monetário está próximo.
EUA: ISM – Índice de Atividade
O ISM Industrial apresentou arrefecimento em relação à leitura de agosto para 50,9 pontos, abaixo do esperado pelo consenso de mercado. Com o ritmo de expansão no menor patamar desde 2020.
Importante ressaltar que empresários entrevistados apontaram paralisação nas contratações em meio a maior retenção dos funcionários. Significando uma “Pressão baixista para a inflação”.
EUA: Payroll
Payroll saiu melhor do que a expectativa e a taxa de desemprego continua caindo, porém, o ganho de salário se manteve igual.
EUA: Treasury
Manutenção no ritmo confirmada na curva. No pico da alta, temos algo em torno de 4,25 ~ 4,50 para o final de 2022.
Brasil – Produção Industrial
Produção industrial caiu 0,6, em linha com as projeções, porém, no ano, o resultado foi melhor.
Temos um juros alto e uma ajuda do governo, como exemplo o auxílio brasil, ou seja, existe um balanceamento.
Brasil – Varejo
A leitura anual do varejo restrito surpreendeu positivamente, com uma alta de 1,6%, ante estabilidade esperada. Ou seja, a inflação e a piora nas condições de crédito pesam sobre o comércio ampliado e o auxílio brasil mostra o seu diferencial no restrito.
(Referencias: Broadcast, Bloomberg e BTG Pactual)
Este material foi preparado pela Lifetime Asset e tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas, ele não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações nele contidas baseiam-se nas melhores informações disponíveis, recolhidas a partir de fontes oficiais ou críveis. Este material é para uso exclusivo de seus receptores e seu conteúdo não pode ser reproduzido, redistribuído, publicado ou copiado de qualquer forma, integral ou parcialmente, sem expressa autorização Lifetime Asset. A Lifetime Asset não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados desse material. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.