Análise de Mercado | Comentário Semanal – 27/06/2022
Confira as principais movimentações
20 a 24 de junho
A pressão na oferta do petróleo, o Covid Zero na China e a divulgação das prévias dos PMIs americanos e europeus foram os destaques no cenário internacional. No Brasil, a variação do IPCA-15 movimentou as notícias no país.
Petróleo
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) aumentou a oferta, saindo de 432 mil para 648 mil barris por dia (b/d). A dificuldade de crescimento da oferta de petróleo e, possível melhora na situação sanitária na China, seguram o preço do ativo. Além disso, estoques de petróleo nos EUA seguem em níveis consideravelmente baixos.
China
Xangai mantém alerta máximo à medida que mais casos na comunidade são detectados. Pelo menos oito cidades reduziram o tempo de quarentena para chegadas internacionais, segundo relatório do Global Times. Ainda, os governos locais reduzem os testes obrigatórios de COVID-19. Após dois anos de suspensão, China retoma o processamento de vistos para visitas familiares.
Vale3
O Governo chinês vem tentando incentivar a economia, mas a situação sanitária seguirá ditando ritmo dos negócios. Flexibilizações adicionais da política de Covid-19 zero podem abrir espaço para nova apreciação do minério.
PMI – Índice de Atividade Econômica
Prévias de PMIs europeus foram divulgadas:
-
- A Alemanha caiu de 53,7 em maio para 51,3 em junho, abaixo da previsão dos analistas (53,1);
- A Zona do Euro, recuou de 54,8 em maio para 51,9 em junho, o menor nível em 16 meses – ficando também aquém do esperado (54,0).
Já a prévia do PMI americano:
-
- O indicador de preços, apesar de continuar registrando pressões nos custos e nos produtos, registrou desaceleração;
- Ainda existe pressões altistas da invasão da Ucrânia pela Rússia.
EUA – Juros
Membros do FED endossam manutenção nas taxas de juros para a próxima reunião (julho). A Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, prevê uma desaceleração no crescimento do país e ressaltou que uma recessão não é algo inevitável. Já Jerome Powell, presidente do Fed, disse que o crescimento da economia americana segue forte, mas também não descartou o risco de recessão.
Europa
Com a redução do gás pela Rússia, União Europeia pensa em meios de como regularizar essa situação. Hoje, os estoques subterrâneos estão com 57% completos e existe uma proposta para atingir 80% até 1º de novembro. Para complementar a produção de energia, a Europa volta a utilizar a capacidade total de usinas a carvão na Alemanha e Holanda.
O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, disse que a zona do euro está sob risco de alimentar a psicologia da inflação, isso ocorre quando consumidores e empresas ajustam seus hábitos antecipando preços mais altos.
Brasil – Inflação IPCA-15
A variação de 0,69%, acima das expectativas do mercado – 0,67% consenso. O que significa, no ano 5,65% e em 12 meses 12,04%, o pico está ficando pra trás, porém 2 dígitos ainda é considerado alto. Ou seja, no curto prazo, devemos viver com uma inflação mais alta.
Informações e Acompanhamento:
- O quadro lá fora é muito ruim, com o problema da inflação e perda da força do crescimento;
- As expectativas estão se deteriorando e todo mundo corre para se proteger – importante ter controle do risco;
- Auxilio Brasil de R$400 para R$600;
- Vale-gás;
- Vale-caminhoneiro;
- Greve dos Servidores – ainda continua.
Este material foi preparado pela Lifetime Asset e tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas, ele não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações nele contidas baseiam-se nas melhores informações disponíveis, recolhidas a partir de fontes oficiais ou críveis. Este material é para uso exclusivo de seus receptores e seu conteúdo não pode ser reproduzido, redistribuído, publicado ou copiado de qualquer forma, integral ou parcialmente, sem expressa autorização Lifetime Asset. A Lifetime Asset não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados desse material. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.