Análise de Mercado | Comentário Semanal – 28/03/2022
Confira as principais movimentações
21 a 25 de março
O Ibovespa fechou a semana em seu maior nível nos últimos 6 meses, aos 119.081 pontos, com ganho de 3,27% na semana. O dólar fechou aos R$4,747 com queda acumulada de 5,35% no período. Os principais índices de Nova Iorque fecharam em alta, S&P 500 subiu 1,44%, o Nasdaq, +1,93% e o Dow Jones, +1,01%.
As perspectivas políticas e econômicas deixaram os mercados instáveis. Avalia-se o cenário com muita cautela acerca de commodities e inflação ao redor do mundo. No Brasil, há o reconhecimento do “cenário desafiador” e o compromisso de convergência das metas de juros.
Federal Reserve
Lendo o comunicado do Fed, entendemos que o gráfico de pontos mostrou que sete dirigentes preveem juros na faixa de 2% ou mais até o fim de 2022. Para o ano de 2023, cinco dirigentes projetam juros acima de 3%, indicando uma taxa acima da neutra, o que sinaliza uma política monetária ligeiramente contracionista. Pós alta de 0,25%, o Fed disse que não será complacente com a inflação. O mercado entende que o Fed poderá aumentar o ritmo de elevações de juros.
Ata do Copom
“Concluiu-se que um novo ajuste de 1,00 ponto porcentual, seguido de ajuste adicional de mesma magnitude, é a estratégia mais adequada para atingir aperto monetário suficiente e garantir a convergência da inflação ao longo do horizonte relevante, assim como a ancoragem das expectativas de prazos mais longos”, detalharam os diretores. O Comitê reconheceu, no entanto, que o cenário para a convergência da inflação para suas metas está ‘desafiador’ e reforçou que estará pronto para ajustar o tamanho do ciclo de aperto monetário, caso o cenário evolua desfavoravelmente.”
- BC dá sinais fortes que pode encerrar o ciclo, mas deixa porta aberta.
- Mercado trabalha entre 12,75% ~ 13,25%.
Aparentemente, está acontecendo um ajuste na rotação dos ativos. Até então, o Ibovespa estava sendo puxado por Bancos e Commodites e, nesta semana, o mercado foi para o ciclo doméstico. Na parte de juros, também tivemos um movimento parecido, que foi um fechamento expressivo da curva. Essa semana nos lembrou dos primeiros updates do ano, com mais otimismo. Conclusão: oxigenou as nossas visões de Longo Prazo.
[us_btn text=”Entre em Contato com a Lifetime” link=”url:https%3A%2F%2Flftm.com.br%2Fcontato|||” align=”center”]
Este material foi preparado pela Lifetime Asset e tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas, ele não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações nele contidas baseiam-se nas melhores informações disponíveis, recolhidas a partir de fontes oficiais ou críveis. Este material é para uso exclusivo de seus receptores e seu conteúdo não pode ser reproduzido, redistribuído, publicado ou copiado de qualquer forma, integral ou parcialmente, sem expressa autorização Lifetime Asset. A Lifetime Asset não se responsabiliza, e tampouco se responsabilizará por quaisquer decisões, de investimento ou de outra forma, que forem tomadas com base nos dados desse material. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.