Análise de Mercado | Destaques da Semana – 11/07/2023
Confira a análise de mercado do time da Lifetime Asset com os destaques da última semana.
Europa
- PMI e PPI
Fonte: Lifetime Asset Management | Bloomberg
O índice de gerentes de compras (PMI) composto da zona do euro caiu de 52,8 pontos em maio para 49,9 em junho, atingindo o menor nível em seis meses.
Fonte: Lifetime Asset Management | Bloomberg
O índice de preços ao produtor (PPI) da zona do euro caiu 1,5% em maio ante igual mês de 2022, desacelerando fortemente em relação ao ganho anual de 0,9% de abril, segundo dados publicados hoje pela Eurostat.
EUA
- Ata do Fomc
Fonte: BTG Pactual
Os membros do FOMC consideram que a economia americana segue crescendo em ritmo “moderado”, acompanhada de uma criação “robusta” de emprego e de uma inflação elevada.
Por outro lado, os membros esperam que as condições de oferta e demanda no mercado de trabalho se equilibrem melhor ao longo dos próximos meses, aliviando as pressões sobre os salários e os preços. O comitê entende que, mesmo com a moderação da inflação desde o final do ano passado, o núcleo ainda não mostrou desaceleração relevante desde o começo do ano.
Os membros do comitê aceitaram uma pausa dado a concordância da maioria pela necessidade de novos ajustes. Assim como na ata passada, o documento atual revelou um comitê dividido. Nesse sentido, as divergências atuais seriam tratadas pela “pausa estratégica” e o acúmulo adicional de dados entre o início de maio (última alta) e o final de julho (próxima alta), criando um ambiente para a convergência de visões sobre a necessidade de aperto da política monetária e, por sua vez, sustentar o cenário para a convergência de inflação.
Nesse cenário, o BTG segue enxergando mais duas altas no ciclo atual, sendo a primeira em julho e a segunda em setembro.
- Payroll e desemprego
Fonte: Lifetime Asset Management | Bloomberg
Fonte: Lifetime Asset Management | Bloomberg
No mês de junho, o payroll registrou criação de 209 mil vagas de emprego, abaixo da expectativa do mercado (225 mil). Além desse dado um pouco mais fraco, também foram revisados os dados de abril e maio, apontando uma desaceleração no ritmo de geração de vagas.
Já a taxa de desemprego teve um leve recuo, saindo de 3,7% em maio para 3,6% em junho.
No geral, os dados ainda mostram um mercado aquecido, mas com pequenos sinais de desaceleração.
China
- PMI Industrial Caixin
Fonte: Lifetime Asset Management | Bloomberg
O PMI Industrial Caixin (S&P Global/Caixin) recuou de 50,9 pontos em maio para 50,5 em junho.
- PMI Industrial
Fonte: Lifetime Asset Management | Bloomberg
O setor industrial da China segue em contração. Em março, tivemos dados bem positivos para o PMI da China, ficando em 52,6. Desde então, contudo, o dado tem se mantido abaixo de 50, tendo apresentado uma leve melhora neste mês de junho, saindo de 48,8 em maio para 49 em junho.
- CNH/USD
Fonte: Lifetime Asset Management | Bloomberg
É possível observar no ponto 1 do gráfico, que, em 2020, para amenizar a forte desvalorização da moeda chinesa, o Banco da China retomou o seu programa de crédito suplementar. Anteriormente, esse programa já tinha sido utilizado em 2014 (Crise Imobiliária). O programa surtiu efeito e a economia retomou o crescimento.
No ponto 2, os EUA atualizaram as regras de controles de exportação, incluindo determinados chips de computação avançada e equipamentos de fabricação de semicondutores à sua lista (batendo forte na composição do MSCI China).
Além disso, a China vem passando por diversos ajustes, como a recente crise imobiliária, Covid-19, perda de financiamentos (juros altos).
Para tentar amenizar a situação, o PBoC retomou seu programa de crédito suplementar.
Por fim, no ponto 3, não sabemos se o governo entrará com o programa novamente, entretanto as empresas brasileiras de mineração, siderurgia e até mesmo frigoríficos já podem estar precificadas.
Brasil
- Produção Industrial
Produção Industrial | Variação Mensal (m/m)
Fonte: IBGE | Genial
A produção industrial brasileira teve um crescimento de 0,3% em maio, melhor do que a mediana das expectativas do mercado (0,1%). Ajustado para 12 meses, o crescimento foi de 1,9%, e no ano temos uma retração de 0,4%.
Esse dado positivo reverteu, parcialmente, a queda do mês anterior. Logo, precisamos acompanhar a evolução dos próximos meses.
Essa melhora é reflexo da perspectiva para a produção de máquinas e equipamentos em um contexto de cortes de juros futuros, estimulando os investimentos nos próximos trimestres. Em contrapartida, ainda temos um cenário negativo para a produção de Bens de Consumo Duráveis em linha com um cenário macroeconômico adverso, sobretudo no que diz respeito ao mercado de crédito brasileiro.
- Reforma Tributária
A reforma tributária foi aprovada na Câmara dos Deputados com resultado expressivo (375 votos a favor e 113 votos contrários no segundo turno), mais um momento histórico, excelente para o institucional. Entre diversas expectativas, estamos buscando racionalizar o sistema tributário do país, o que, por consequencia, pode ajudar na melhoria da produtividade da nossa economia ao promover o crescimento economico, atraindo mais investimentos, além de dar um final à guerra fiscal entre entes federativos.
A reforma se baseia na criação do IVA dual, que consiste em unificar PIS, Cofins e IPI, de caráter federal, na Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), além de unificar ICMS estadual e ISS municipal, no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Além da unificação dos tributos, a reforma também prevê que as empresas descontem o valor referente aos tributos pagos em etapas anteriores da cadeia produtiva, evitando a acumulação de impostos.
Contudo, vale lembrar que a reforma ainda precisa ser aprovada no Senado, e pode voltar a ser discutida na Câmara caso sejam feitas alterações.
Por fim, caso o texto seja aprovado, haverá uma fase de transição até 2032, com início em 2026.
- Curva de NTN-B
Fonte: Lifetime Asset Management | Bloomberg
- Curva de Juros
Fonte: Lifetime Asset Management | Bloomberg
O mercado segue na expectativa pelo início de um novo ciclo de cortes dos juros.
Pontos Para Acompanhar
- “Mais ruído do que sinal”, Presidente fala para um tipo de eleitor;
- Estabilidade do sistema.
Avançando
- Investidores Estrangeiros veem Brasil como uma oportunidade;
- FMI: Fiscal é crucial para juros no Brasil;
- Novo arcabouço fiscal
- S&P Rating colocou o Brasil em perspectiva positiva;
- Meta de inflação: alteração de Meta Calendário para a Meta Contínua (quando o Banco Central desenha a trajetória para atingir a meta não necessariamente no próximo ano, podendo alcançar em 2025, por exemplo);
- Reforma tributária.