PMI: Atividade econômica desacelera nos EUA e nas principais economias da Europa
Nesta segunda-feira (24) foram divulgadas as leituras de julho do Índice dos Gerentes de Compras (PMI) dos Estados Unidos e das principais economias europeias, sinalizando uma desaceleração da atividade nesses países.
O PMI é um indicador que mede o nível da atividade econômica no varejo e na indústria, indicando se a atividade está em expansão (acima de 50 pontos), estabilidade (em 50 pontos) ou retração (abaixo de 50 pontos).
Nos EUA, o PMI do setor de serviços desacelerou de 54,4 pontos para 52,4 pontos, abaixo do esperado pelo mercado (54,0), mas ainda indicando uma expansão da atividade. Já o PMI industrial acelerou de 46,3 pontos para 49,0 pontos, superando as expectativas (46,4), mas ainda indicando uma retração da indústria norte-americana.
Vale lembrar que dados divulgados na semana anterior já revelavam uma desaceleração do varejo e da indústria dos Estados Unidos.
Na Alemanha, o PMI de serviços desacelerou de 54,1 pontos para 52 pontos, enquanto o PMI industrial recuou de 40,6 pontos para 38,8 pontos, contrariando as projeções que indicavam uma ligeira melhora da indústria (41,0) na principal economia europeia.
No Reino Unido, também foi observada uma desaceleração de ambos os setores. O PMI de serviços recuou de 53,7 pontos para 51,5 pontos, abaixo do esperado, enquanto o PMI industrial caiu de 46,5 pontos para 45,0 pontos.
Por fim, também houve desaceleração da atividade na França, onde o PMI de serviços recuou de 48,0 pontos para 47,4 pontos e o PMI industrial teve queda de 46,0 pontos para 44,5 pontos, também revelando uma contração da economia francesa em ambos os setores.
A atividade econômica mais fraca se deve principalmente ao atual cenário de juros altos na maior parte do planeta, medida adotada pelos bancos centrais com o intuito de combater a disparada da inflação nos últimos anos, além da perda de poder de compra de parte da população em decorrência da alta dos preços.