EUA: inflação avança 0,2% em julho e acumula alta de 3,2% em 12 meses
O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulgou nesta quinta-feira (10) que a inflação ao consumidor (CPI) no país avançou 0,2% um julho, acumulando alta de 3,2% nos últimos 12 meses. Em junho, o CPI desacelerou e veio abaixo das projeções, animando investidores.
Os custos com habitação foram os principais responsáveis para a alta da inflação no período, avançando 0,4% com relação a junho. O índice de seguros de veículos também contribuiu para o aumento do índice geral.
Os custos com alimentação, por sua vez, avançaram 0,2%. Os gastos com energia tiveram alta de 0,1%, com os preços dos combustíveis subindo, enquanto energia elétrica e gás encanado registraram quedas de preço.
Já o núcleo do CPI, que exclui alimentos e energia, também avançou 0,2% no mês, mas acumula alta de 4,7% com relação a julho de 2022.
Uma vez que a inflação veio em linha com as projeções, não é esperada nenhuma mudança de trajetória da parte do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), que segue avaliando se é prudente dar por encerrado o ciclo de alta dos juros ou realizar mais uma elevação de 0,25 ponto percentual antes do fim deste ano.
As autoridades monetárias norte-americanas deverão avaliar ainda o dado de inflação ao produtor e o índice de preços PCE, indicador mais utilizado pelo Fed para analisar a trajetória da inflação nos EUA, antes da reunião do Federal Open Market Committee (Fomc) de setembro.